Browsing by Author "Mota, Benedita Mardonia da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O "modelo de ensino direcionado ao cérebro para escolas do século 21" e o ensino/aprendizagem de português língua não materna em linhaPublication . Mota, Benedita Mardonia da; Salomão, RicardoO presente estudo foi realizado e desenvolvido no contexto do ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna, em modalidade em linha, nos anos de 2022/2023. O objeto de estudo deste trabalho é o processo de identificação das vantagens que representa adaptar para o ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna, em linha, os princípios pedagógicos encontrados em um estudo realizado pela Dra. Mariale Hardiman, devidamente apresentado na sua obra intitulada: O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21 (Tradução nossa). O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21 apresenta bases científicas para respaldar a ideia de que o cérebro aprende melhor sob circunstâncias específicas. O Modelo de ensino analisado para nosso estudo aborda seis componentes relacionados com a forma como aprende o cérebro: como estabelecer o clima emocional para a aprendizagem; como criar o ambiente físico propício para a aprendizagem; como projetar a experiência de aprendizagem; como ensinar para domínio do conteúdo habilidades e conceitos; como ensinar para a extensão e aplicação do conhecimento desenvolvendo a criatividade e a Inovação na educação e como avaliar para aprimorar a aprendizagem. Este trabalho analisa e descreve os seis componentes de “O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21” e oferece um contributo a educadores virtuais, apresentando sugestões de como adaptar os princípios pedagógicos do Modelo em um curso de Português Língua Não Materna em linha.