Browsing by Author "Moraes, Joalva Menezes de"
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- Do descolonial ao decolonial na educação brasileira: um estudo de caso das tecnologias educacionais produzidas pela Rede Anísio TeixeiraPublication . Moraes, Joalva Menezes de; Vidal, Nuno; Caetano, João RelvãoA presente tese questiona se as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 enquadram-se em um perfil epistemológico decolonial ou descolonial. Tais legislações impõem o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígenas nas escolas brasileiras. Sendo assim, a hipótese, aqui defendida, gira em torno da afirmação de que o espírito das legislações é decolonial, ao passo que sua aplicação e efetivação, na prática pedagógica, estão direcionadas à descolonialidade. Adotamos, como bases teóricas, além dos conceitos e diferenciações acerca das epistemologias descoloniais e decoloniais, os estudos relacionados às Epistemologia do Sul, de Boaventura de Sousa Santos, acrescentando a eles a definição metafórica correspondente ao suleamento de saberes, inspirados nos brasileiros Márcio Campos e Paulo Freire. Como estudo de caso, que nos permitiu verificar indícios de tais abordagens, utilizamos as tecnologias educacionais, como instrumentos que auxiliam na prática educativa de escolas baianas, nomeadamente conteúdos digitais produzidos pela Rede Anísio Teixeira, programa de tecnologias educacionais do Instituto Anísio Teixeira, Secretaria da Educação da Bahia. Para tanto, foram analisadas fotografias still das produções de conteúdos da TV AT (Anísio Teixeira), realizadas entre os anos de 2009 e 2014, utilizando a Análise do Discurso, baseada nas teorias de Michail Backtin, e realizámos 20 entrevistas, sendo 10 com pessoas envolvidas na sua produção e 10 com educadores que atuam hoje na Rede Anísio Teixeira. A partir dos dados obtidos, no percurso metodológico, constatou-se que a aplicação e efetividade das referidas legislações na prática educativa do caso estudado, ainda trilha o caminho da descolonialidade.