Browsing by Author "Mateus, Ana Maria Catambas Figueira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A promoção da leitura no 3º ciclo : um projecto dinamizado pela biblioteca escolarPublication . Mateus, Ana Maria Catambas Figueira; Bastos, GlóriaO presente trabalho enquadra-se no âmbito dos estudos sobre a problemática da promoção da leitura, perspectivando em particular o papel que a biblioteca escolar poderá desempenhar junto de pré-adolescentes e adolescentes. Na primeira parte, relativa ao enquadramento teórico, são focados aspectos relacionados com o paradigma tecnológico e a sociedade de informação, que conduziram inevitavelmente a um novo paradigma educacional e determinaram uma mudança de práticas na escola. Neste contexto, a necessidade de capacitar os alunos com competências em literacia da informação e da leitura constitui um grande desafio para a escola e também para a biblioteca escolar. É neste âmbito que desenvolvemos a nossa reflexão sobre os desafios que se colocam à biblioteca escolar e ao seu coordenador, enquanto mediador de leituras. Na segunda parte descrevemos e analisamos o projecto de intervenção na área da leitura, a partir da biblioteca escolar, que foi desenvolvido com alunos do 7.º ano de escolaridade. Alguns desses alunos apresentavam grandes dificuldades na leitura, facto que nos motivou também a perceber os mecanismos da aprendizagem inicial da leitura e a incluir neste trabalho aspectos teóricos ligados a esta temática. A questão da motivação e do desenvolvimento do gosto de ler, através de actividades lúdicas, são de toda a pertinência num quadro pouco favorável à leitura quer a nível do contexto familiar, quer a nível do contexto escolar. A análise dos resultados do inquérito inicial mostrou-nos essa evidência. O trabalho de campo consistiu no desenvolvimento do projecto “Descobrir o prazer da leitura”, que contemplava actividades de leitura regulares e actividades complementares. A análise dos dados recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, permitiu-nos reflectir sobre os elementos que se cruzam na actividade de leitura. Revelou-nos também que a biblioteca escolar pode ser uma importante força mobilizadora, no sentido de procurar unir esforços com os docentes e a família para um trabalho sistematizado e continuado de promoção da leitura com vista a desenvolver o gosto pelo acto de ler e também a competência leitora. Este esforço comum contribuiu para uma mudança de atitude dos alunos face às propostas de leitura com implicações muito positivas no sucesso escolar de alguns deles e abriu caminho para um trabalho futuro mais consistente e mais abrangente