Browsing by Author "Marcos, Isabel Marques"
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- Análise e linguagens documentais IPublication . Marcos, Isabel MarquesUma das funções primordiais de uma biblioteca, independente da sua tipologia, é facultar o acesso à informação. Para que esta missão possa ser cumprida, as bibliotecas têm que organizar os seus recursos de forma a torná-los identificáveis e acessíveis aos seus utilizadores. Esta organização requer o conhecimento de um conjunto de procedimentos técnicos inerentes ao tratamento documental dos diferentes recursos de uma biblioteca. Em Análise e Linguagens Documentais I são abordados os seguintes aspetos: os princípios fundamentais da área da ciência da informação; as etapas do circuito do documento; os conceitos básicos da linguagem documental; os princípios normativos que regem a prática catalográfica dos recursos monográficos. Pretende-se a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitem à descrição bibliográfica de recursos impressos (monografias num só volume)
- Análise e linguagens documentais IIPublication . Marcos, Isabel MarquesA descrição bibliográfica de recursos é um procedimento fundamental na gestão da informação em bibliotecas, pois permite a clara identificação dos recursos que são disponibilizados aos utilizadores. A catalogação está relacionada com a organização, o acesso e a recuperação da informação, conceitos fundamentais em ciência da informação. Em Análise e Linguagens Documentais II são apresentados os princípios normativos que permitem a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitam proceder ao tratamento documental de diferentes tipologias documentais (recursos impressos, vídeo, sonoro, gráfico, eletrónico e contínuos), de acordo com as Regras Portuguesas de catalogação e com as ISBDs (International Standard Bibliographic Description). São também enunciados os princípios que presidem à estruturação dos dados expressos nas zonas e elementos da ISBD e a sua correlação com a utilização do formato UNIMARC.
- Bibliotecas da Universidade Aberta: integração e gestão de leitores através do software KohaPublication . Carvalho, Madalena; Rodrigues, Vítor; Marcos, Isabel MarquesPartilhar a experiência da Universidade Aberta com a aquisição do software Koha para a gestão das atividades das Bibliotecas da UAb. Para além do processo de implementação do software, apresenta-se o projeto de autenticação de leitores, integrado na dinâmica do Campus Virtual da UAb.
- Citar e referenciar : APA 6ª ed.Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e lista de referências apresentam-se as normas da APA 6ª ed. nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos.
- Citar e referênciar : gestores de referências bibliográficasPublication . Marcos, Isabel MarquesSaber utilizar a informação de forma ética pressupõe citar e referenciar corretamente as obras de outros autores. Os gestores de referências bibliográficas são softwares, que entre outras funcionalidades, permitem criar, organizar e estruturar as referências bibliográficas, de acordo com diferentes estilos de citação, sendo preciosos instrumentos de auxílio na elaboração dos trabalhos académicos. Neste trabalho são apresentadas de forma genérica as funcionalidades de três softwares: Mendeley, Zotero e EndNote.
- Citar e referenciar : Norma Portuguesa 405Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e bibliografia apresentam-se as Normas Portuguesas NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos. Estas normas nacionais estão harmonizadas com a norma internacional ISO 690, elaborada pela International Standardization Organization (ISO) e aprovada pelos países membros desta organização.
- Citar e referenciar: o uso ético da informaçãoPublication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios éticos que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Citar e referenciar são uma das formas mais eficazes para combater o plágio. Atualmente na comunidade científica existem variadíssimas normas e estilos de citações e de referenciação bibliográfica. Foram privilegiadas as Normas Portuguesas NP 405 e o Estilo APA 6ª ed. da American Psychological Association.
- A gestão da carreira dos profissionais da informação em Portugal. Estudo sobre as trajetórias laborais e perceções da profissão dos graduados da Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação da Universidade Aberta (cursos de 2007 a 2009)Publication . Marcos, Isabel Marques; Sánchez Domínguez, Mª del CarmenO estudo da profissão de informação e documentação I-D em Portugal não pode ser dissociado do atual enquadramento normativo e jurídico que levou à extinção oficial das carreiras dos profissionais da informação. No entanto, se por um lado a sua extinção permite que a profissão possa ser exercida por quem não tem formação específica na área, por outro lado, este Decreto-Lei ao extinguir as carreiras, extinguiu os anteriores requisitos habilitacionais para o seu acesso. A decisão de investigar a evolução das carreiras dos profissionais I-D em Portugal a partir de um estudo de caso centrado nos graduados da Licenciatura em CID da Universidade Aberta, dos cursos dos anos 2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010, partiu do pressuposto de que o conhecimento dos processos de inserção e progressão na carreira destes licenciados, adultos e na sua maioria a trabalhar na área, permitiriam percecionar as repercussões que os fatores anteriormente citados estão a ter na identidade profissional, na inserção e revalorização laboral e na visibilidade social dos profissionais I-D, que evoluem agora não como um grupo juridicamente legitimado, mas sim como um grupo que tem que garantir na sociedade o seu posicionamento estratégico para poder sobreviver. Em termos metodológicos, este trabalho de investigação partiu de uma ampla revisão da literatura sobre os aspetos teóricos considerados essenciais para o estabelecimento dos critérios de análise da investigação empírica. Na investigação empírica optou-se por uma metodologia de triangulação, feita através do recurso aos métodos qualitativos e quantitativos. Definiu-se como metodologia a realização de entrevistas semiestruturadas a um grupo de trinta licenciados (14,42% do total) e a aplicação de um inquérito por questionário à totalidade da população. Na investigação qualitativa, a análise de conteúdo das entrevistas foi apoiada pela utilização do software Atlas Ti versão 6.0. Na investigação quantitativa recorreu-se ao inquérito por questionário, que foi alojado na plataforma Limesurvey e enviado por email a todos os licenciados. Obtiveram-se 148 respostas, o que correspondeu em termos percentuais a 71,15% da população. Na análise estatística destas respostas foi utilizado software SPSS versão 22. Os resultados obtidos permitem concluir que sendo um grupo que maioritariamente já trabalhava na área CID, com uma situação laboral estável e na Administração Pública, a gestão das carreiras tinha implícito um desejo de revalorização e de reconversão profissional que passava na maior parte dos casos por manter-se na mesma profissão, mas numa categoria superior. Na gestão das carreiras destes profissionais é de registar a proatividade manifestada na decisão de ingressar no ensino superior, de concluir o curso e de procurar melhorar a situação profissional. É de realçar também o gosto pela profissão, o desejo realização pessoal e de obtenção de mais conhecimentos para um melhor desempenho profissional. Após a conclusão da licenciatura, os percursos profissionais foram caraterizados na sua maior parte por atitudes proactivas de alterar a situação profissional, mas verificou-se que apenas cerca de 26% o conseguiram, sendo por isso significativa a percentagem de licenciados que se encontram insatisfeitos. No entanto, há um grupo de licenciados, que se encontram satisfeitos pelo facto de desempenharem uma profissão que os realiza. É também de realçar a satisfação com os conhecimentos adquiridos pela licenciatura e pela proatividade em continuar os estudos a nível de formações de 2º e 3º ciclo. Pelos resultados obtidos é possível inferir que atualmente o grau de licenciado permite o acesso à carreira de técnico superior da área funcional das bibliotecas e arquivos, situação impossível de ocorrer até 2008. Em termos das perceções e representações que os próprios profissionais fazem da sua profissão, constatou-se que este grupo de licenciados conhece as caraterísticas da sua profissão, tem consciência das ameaças e oportunidades com que esta se depara, tem um olhar prospetivo sobre o futuro que reflete a consciência de se estar perante uma profissão em processo de reafirmação e que tem meios para manter o seu posicionamento estratégico na sociedade. O principal obstáculo passa pela própria sociedade e pelo poder político que desvaloriza a importância das bibliotecas e a necessidade de formação específica por parte dos seus profissionais. Neste sentido, a abolição legal das carreiras específicas pode ter repercussões sérias no desenvolvimento da profissão I-D.
- Normalização das referências bibliográficas de acordo com as NP 405-1, NP 405-2, NP 405-3 e NP 405-4Publication . Marcos, Isabel MarquesA informação adquiriu nas últimas três décadas um lugar de primazia, existindo uma grande preocupação na elaboração de normas em vista à sua recuperação e disseminação. É neste contexto que cada vez mais se justifica a utilização de critérios uniformes na apresentação de documentos, recorrendo à aplicação de normas nacionais. As Normas portuguesas, NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 são normas na área da informação e documentação que definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos. Estas normas nacionais estão harmonizadas com a norma internacional ISO 690, elaborada pela International Standardization Organization (ISO) e aprovada pelos países membros desta organização.
- Tratamento técnico de monografias antigasPublication . Marcos, Isabel MarquesO conceito de livro antigo aplica-se a toda a produção livreira editada antes de 1801. No entanto, é comum estender o conceito de livro antigo às publicações editadas até 1820. A ISBD consolidada e ISBD (A) são documentos da IFLA que apresentam os princípios normativos que permitem a descrição deste tipo de recursos. As regras catalográficas existentes para este tipo de recursos não se destinam apenas ao tratamento das monografias, mas também a outras tipologias de recursos produzidos durante o período da imprensa manual. Neste documento são enunciados os princípios que presidem à estruturação dos dados expressos nas zonas e elementos da ISBD para o tratamento técnico de monografias antigas.