Browsing by Author "Henriques, Isabel"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Colaboração em elearning: um olhar sobre os fóruns de discussão num curso de formação de professores do ensino básico e secundárioPublication . Santos, José Rui; Santos, Maria da Glória; Henriques, Isabel; Rocha, Maria AntonietaEmergindo de um estudo efetuado numa unidade curricular de um curso de profissionalização em serviço de professores, realizado em regime de elearning numa instituição de ensino superior portuguesa, com o qual se pretendia perceber os níveis de participação, colaboração e conectividade estabelecidos pelos membros do grupo-turma, este artigo procura mostrar que é possível estabelecer-se desde o início de um curso em elearning relações de partilha e distribuição do conhecimento, aspetos estes que são centrais da aprendizagem virtual. Na análise e tratamento de dados do estudo recorreu-se ao software Ucinet, através do qual foi possível estabelecer as relações que se criaram entre os vários intervenientes num fórum de discussão, bem como analisar a densidade e a centralidade que permitiram conhecer a forma como os atores da rede interagiram. Procedeu-se ainda à análise de conteúdo da participação dos estudantes, em fórum de discussão, através do software NVivo.
- Participação em fóruns e a avaliação final de uma unidade curricular lecionada em elearning: que relação?Publication . Santos, José Rui; Rocha, Maria Antonieta; Henriques, Isabel; Santos, Maria da GlóriaThis paper is the result of a study which sought to understand the relationship between the participation in the discussion forums of the formative activities of a curricular unit, part of a higher education course taught under elearning, and the dimension of the success obtained by the students in this unit with compulsory continuous assessment. Through use of Microsoft Excel for the gathering and presentation of the data in this descriptive exploratory research, we analyzed the evaluations obtained in the formative learning activities by the students, comparing them with the results of the efolios and final marks, trying thus to establish relationships between these results. The main conclusion to retain is that there is a direct connection between the quantity / quality of students’ participation and the final mark obtained by each one of them.