Browsing by Author "Franco, David Carlos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Mobile learning como estratégia para melhorar a aprendizagem: estudo de um caso em MoçambiquePublication . Franco, David Carlos; Bidarra, JoséO mobile learning (m-learning) têm-se revelado importante para suprir as diferentes necessidades de formação de nível superior, na medida em que representa a possibilidade de ampliação das práticas pedagógicas e alcance de maior parte da população, pelo facto dos mesmos poderem aceder às ferramentas da Educação a Distância (EaD) a qualquer momento e em qualquer lugar, principalmente em zonas recônditas. Também no ensino e aprendizagem o potencial dos livros eletrônicos (ebooks) vem se destacando pelo seu papel em ajudarem ao usuário a transformar a leitura passiva em aprendizagem interativa e dinâmica, promovendo desta feita para uma melhor retenção e apropriação das matérias. Tomando essa premissa, o presente estudo numa investigação-ação e de carácter qualitativo, propôs-se a determinar como o m-learning e a utilização de um ebook podem melhorar a aprendizagem, aumentar a motivação e dinamismo no ensino a distância em Moçambique, tomando como caso específico do Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância – ISCED. A amostra de estudo foi constituída por estudantes que frequentam os cursos a distância ministrados pelo ISCED e tutores internos da instituição. Obtendo-se como principal conclusão que o m-learning se adequa à realidade de Moçambique e a condições socioeconómicas atuais, e que os intervenientes podem aceder com facilidade a tecnologia de informação e comunicação proposta pelo método de ensino e aprendizagem, assim como, a viabilidade do uso do ebook como recurso de aprendizagem e a idealização de proposta do plano de inserção deste recurso na plataforma de ensino, denotando-se, contudo, a necessidade de maior estudo concernente a formação de professores que possam liderar a aplicação e criação do ebook que respondam às necessidades específicas do ensino.