Browsing by Author "Francisco, Maria Cristina Amado"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativosPublication . Francisco, Maria Cristina Amado; Barros, Daniela Melaré VieiraA presente investigação foi realizada com estudantes de nível superior da Universidade Aberta, na caraterização que estes fazem do uso das tecnologias e da informação acedida tecnologicamente, nomeadamente de recursos educativos digitais, de forma a estruturarem os seus conhecimentos nas diferentes áreas para obtenção do grau de licenciatura, na modalidade a distância. A metodologia adotada foi a aplicação de um questionário disponibilizado eletronicamente. Para a análise dos dados foram calculadas frequências relativas e absolutas e realizadas algumas correlações entre variáveis. Os resultados permitiram identificar hábitos de estudo que privilegiam: a autonomia, procedimentos de pesquisa que se baseiam principalmente na utilização de palavras-chave em motores de busca, a seleção de informação e a análise dos conteúdos encontrados e a sua adequação para o que pretendem.
- A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativosPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Francisco, Maria Cristina AmadoA educação de nível superior a distância, na atualidade, é indissociável das tecnologias e da informação por ela acedida. O interesse em investigar o modo como os estudantes desta modalidade de aprendizagem atuam perante a facilidade em aceder a informação disponível em suporte tecnológico, nomeadamente de recursos educativos digitais, permite estabelecer padrões educativos e conducentes a reflexões sobre metodologias educacionais. Com esta premissa, a presente investigação foi realizada com estudantes de primeiro ciclo de nível superior da Universidade Aberta, na caraterização que estes fazem do uso das tecnologias e da informação acedida tecnologicamente, de forma a estruturarem os seus conhecimentos nas diferentes áreas para obtenção do grau de licenciatura, na modalidade a distância. A metodologia adotada foi qualitativa e quantitativa e os instrumentos utilizados foram a aplicação de um questionário disponibilizado eletronicamente. Os resultados da análises permitiram identificar caraterísticas e interpretá-los com base em teorias de autores especialistas na área abrangente da educação pelo digital.