Browsing by Author "Figueiredo, Bernardo"
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- Family Business Successful Succession Material de Formação Módulo 6 “Gestão de conflito e comunicação”Publication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Figueiredo, Bernardo; Jardim, JacintoEste módulo lida com todos os elementos necessários de comunicação essenciais a uma gestão efetiva de uma empresa e para equilibrar a dinâmica da empresa familiar. Centra-se na comunicação externa e interna. A comunicação externa apoia os planos de crescimento e garante que os principais stakeholders se mantêm bem informados e comprometidos. A comunicação interna mantém os colaboradores chave não familiares envolvidos, fortalece a cultura organizacional e apoia os valores da empresa. A comunicação interna também se concentra em manter as estratégias empresariais e familiares claras e complementares. O módulo apresenta as principais ferramentas de comunicação e técnicas de gestão de conflitos e negociação. Também liga a comunicação à gestão da mudança. Pontos chave: • Comunicação Interpessoal • Comunicação empresarial • Cultura organizacional e comunicação interna • Comunicação centrada na família • Táticas de negociação • Ferramentas de gestão de conflito • Gestão da mudança Objetivos da Formação No final deste módulo os formandos deverão estar aptos a: • Compreender o elemento chave da comunicação eficaz • Desenhar uma estratégia de comunicação • Abordar os stakeholders • Apresentar ideias e planos a públicos variados • Compreender a mecânica da negociação • Lidar com e resolver situações de conflito • Encorajar a comunicação entre membros da família Secções: 1. Comunicação Interpessoal 2. Gerir os conflitos das relações nas empresas familiares 3. Estudos de caso
- Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúdePublication . Figueiredo, Bernardo; Porfírio, JoséA Pandemia da Covid19 trouxe uma mudança de paradigma na entrega de serviços de saúde, nomeadamente, consultas em telemedicina. As restrições aplicadas e o medo de contágio levaram a um aumento do número de teleconsultas/ vídeo-consultas, realizadas em 2020 face a 2019 tendo esse número sido maior em 2021 (Serviço Nacional de Saúde, 2022). Esta alteração de paradigma suscitou o interesse de uma empresa portuguesa de e-health, que dispõe de serviços de monitorização à distância de pessoas doentes, vulneráveis, ou que vivam sozinhas. Pretendem agora aproveitar esta oportunidade para potenciar a sua oferta, complementando-a com serviços adicionais de telemedicina, nomeadamente teleconsultas/ vídeo-consultas. Decorrente de um projeto de âmbito profissional surgiu a necessidade de realização de um levantamento prévio junto de profissionais de saúde e e-patients para compreender melhor as perceções destes em relação às teleconsultas/ vídeo-consultas. Nos casos dos que já recorreram a este tipo de serviço, recorrendo à métrica Net Promoter Score (Reichheld, 2003) foi pedido para avaliarem o serviço. Após a análise dos dados recolhidos foi realizado um exercício de reflexão estratégica, nomeadamente uma análise SWOT da empresa e desenho do modelo de negócio atual. Foi dada uma definição do modelo de negócio a adotar recorrendo à metodologia do Business Model Canvas, (Osterwalder & Pigneur, 2009, 2020) e realização do Mapa de Utilidade do Comprador (Kim & Mauborgne, 2018) para a implementação das teleconsultas/ vídeo-consultas e consequente avaliação de serviço.