Browsing by Author "Ferro, Amadeu Borges"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Mudança educacional e liderança: criação do curso de ciências biomédicas laboratoriais em PortugalPublication . Ferro, Amadeu Borges; Goulão, FátimaNo contexto do sistema de acreditação gerido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), surgiu um processo de mudança no que concerne às Licenciaturas em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e Análises Clínicas e Saúde Pública. Desta forma, tornou-se viável, disponibilizar uma nova oferta letiva na Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) que conglutina as duas licenciaturas anteriormente referidas. Seis instituições de ensino superior público submeteram a acreditação ciclos de estudos em CBL e todas obtiveram acreditação junto da A3ES. Este trabalho tem como principal finalidade conhecer e interpretar a criação desses seis cursos, identificando facilitadores, vantagens, heurísticas desenvolvidas pelos líderes e as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Foi seguida uma metodologia de estudo de caso único incorporado, descritivo e ideográfico. Os participantes foram os coordenadores dos ciclos de estudos em CBL das seis instituições já referidas. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e recolha documental. Os dados das entrevistas foram tratados com recurso a análise temática, tendo-se criado diversos mapas de análise que sustentaram a interpretação. Os resultados obtidos foram muito vastos e permitiram sustentar que um dos principais motivos que levou à criação do ciclo de estudos foi a emissão do “1.º Relatório sobre propostas de “agregação/fusão”” pela A3ES, associado ao reconhecimento oficial dos diplomados como legítimos detentores da dupla titulação profissional em ACSP e em APCT. Como principais heurísticas surgiram: a nomeação de comissões multidisciplinares e experientes para criar o ciclo de estudos ou a tomada de decisão por consenso. Pela negativa destacou-se a não utilização de stakeholders externos. Em termos de facilitadores, as estruturas internas (matricial ou departamento por produto) encontram pontos positivos e negativos em várias narrativas dos participantes. Também a facilidade de constituição de recursos docentes ou locais de estágios não foi igual em todas as instituições. A análise SWOT elenca muito mais Forças e Oportunidades do que Fraquezas e Ameaças. Em jeito de balanço final todos os participantes avaliaram, na globalidade, a criação do ciclo de estudos como positiva.
- The contribution of open education for improving causes of death certification practicesPublication . Teixeira, António; Ferro, Amadeu Borges; Brandão, Sara; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, JoãoAs recently demonstrated during the COVID-19 pandemic, mortality data provide a better understanding of epidemiological trends and the impacts of health policies within a population. The accurate and timely way information on causes of death is recorded, coded and published is therefore critical. Most countries apply the recommendations issued by the World Health Organization, in the International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, currently in its 11th revision, [ICD-11] (WHO, 2023). In the European Union, however, the quality of data on causes of death differs considerably between member states. Despite using an official online platform for registering death certificates since 2014 (Law 15/2012), which speeds up considerably the processing of statistical updates on death causes (DGS, 2013), Portugal records a relatively high proportion of deaths attributed to poor conditions or other codes unnecessary in public health analyses, the so-called ‘garbage codes’ (Fihel & Muszynska-Spielauer, 2021). This is mainly due to inappropriate certification practices by many medical doctors unaware of the fact. However, to retrain a wide community of practitioners scattered around the country in a speedy way represents a massive challenge for public health authorities. Due to the limited resources available, using traditional in presence learning formats does not seem sustainable.
- The role of open education in improving the accuracy of death certification practices among biomedical professionalsPublication . Ferro, Amadeu Borges; Brandão, Sara; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João; Teixeira, António