Browsing by Author "Correia, Ana Rita"
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- Os coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança : estudo em dois agrupamentos de escolasPublication . Correia, Ana Rita; Oliveira, IsolinaO estudo que desenvolvemos parte do pressuposto de que a melhoria nas escolas advém de processos que envolvem mudança nas suas dinâmicas internas, mobilizando todos os atores da vida escolar (Fullan & Hargreaves, 2001; Lima, 2010). Neste sentido, investigamos o papel dos coordenadores de departamento curricular no fomento do trabalho colaborativo e da reflexividade, que constituem práticas que caracterizam as comunidades profissionais de aprendizagem, cujo foco fundamental é a melhoria das aprendizagens dos alunos (Bolívar, 2012; Stoll, 2010). Suportado do ponto de vista teórico nos conceitos de melhoria, comunidade profissional de aprendizagem e de liderança, bem como na nossa experiência profissional, assumiu-se uma metodologia de investigação com um design de estudo de caso com abordagem mista, cujas técnicas de recolha de dados são a entrevista individual às diretoras dos dois agrupamentos em estudo, o focus group com os respetivos coordenadores de departamento curricular, a análise documental e o questionário, que abrangeu 212 docentes. Foram selecionados dois agrupamentos de escolas do distrito de Setúbal com uma dimensão e composição semelhantes, mas apresentando populações escolares com caraterísticas sociais, económicas e culturais distintas. Os resultados permitem inferir que os dois agrupamentos se encontram em diferentes patamares: num, encontramos evidências de práticas de colaboração e de reflexão; no outro, características fortemente compatíveis com o conceito de comunidade profissional de aprendizagem tal como é definida na literatura. Divergem ainda nas formas de exercer a liderança, que condicionam a existência de uma cultura democrática e participativa.
- Os coordenadores de departamento curricular: impulsionadores da mudança? estudo em dois agrupamentos de escolasPublication . Oliveira, Isolina; Correia, Ana RitaNo contexto do estudo que estamos a desenvolver, situamos o conceito de mudança nas dinâmicas internas das escolas em que o trabalho colaborativo e a reflexividade abrem trilhos à constituição de comunidades profissionais de aprendizagem, cujo foco fundamental é a melhoria das aprendizagens dos alunos. Pretendemos, assim, estudar a atuação das lideranças intermédias, particularmente os coordenadores de departamento curricular, no fomento de práticas colaborativas e reflexivas indiciadoras da criação, desenvolvimento e/ou sustentação de comunidades profissionais de aprendizagem. Convocando para o enquadramento teórico dois conceitos básicos - comunidades profissionais de aprendizagem e lideranças - bem como a nossa experiência profissional, enveredámos por uma metodologia de investigação que tem um design de estudo de caso com abordagem mista, cujas técnicas de recolha de dados são a entrevista individual aos diretores dos dois agrupamentos em estudo, o focus group com os coordenadores de departamento curricular, a análise documental e o questionário aos docentes. Foram selecionados dois agrupamentos de escolas do distrito de Setúbal com uma dimensão e composição semelhantes, mas apresentando populações escolares com caraterísticas sociais, económicas e culturais distintas. Os resultados preliminares que apresentamos parecem permitir-nos inferir sobre a existência de alguns traços compatíveis com o conceito de comunidade profissional de aprendizagem tal como é definida na literatura e compreender modos de atuação das lideranças intermédias nesse processo, nos dois agrupamentos de escolas em estudo.
- Ensino e aprendizagem no contexto de um TEIP : a urgência de educar para e pela sociedadePublication . Correia, Ana Rita; Gaspar, IvoneA relação entre o ensino e a aprendizagem e as características societais torna-se cada vez mais profunda e de maior interdependência, devido à democratização e expansão do acesso ao ensino, que originam a presença na escola de grande diversidade social e cultural. Dado o novo perfil dos públicos escolares, que se reflete num aumento do insucesso na sua aceção alargada (retenções, absentismo, indisciplina, violência), a escola deve assumir a sua quota-parte na redução da exclusão escolar e social, por meio de ações que atenuem aqueles problemas, designadamente pelo questionamento da “forma escolar” e da matriz pedagógica homogéneas que a caracterizam desde a sua fundação. Este estudo parte da conceção de que os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária são locais onde os problemas sociais, económicos e culturais se concentram e de que a escola, assumindo o seu papel de promotora da igualdade social face à educação e no âmbito da sua autonomia, deve optar por estratégias de ensino e aprendizagem integradoras da pluralidade de saberes dos alunos e, simultaneamente, que impulsionem o desenvolvimento de competências necessárias à sã convivência em comunidade, transformando a educação numa experiência social. O estudo empírico tem como contexto uma Escola Básica do 2º e 3º Ciclos, em Setúbal, e com ele pretendemos identificar estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores numa turma do 7º ano, relacionar a utilização de estratégias enquadradas no paradigma interpessoal com o nível de inclusão dos alunos na escola e, finalmente, verificar efeitos das estratégias utilizadas na satisfação dos alunos relativamente aos ambientes de aprendizagem. Visto que se trata de um estudo de caso, em que são utilizadas metodologias associadas ao paradigma qualitativo, os seus resultados não são generalizáveis, mas poderão fornecer pistas extrapoláveis e adaptáveis a contextos semelhantes, gerando melhorias no ensino.