Browsing by Author "Corrêa, Marcelo da Silva"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação a distância e políticas de formação de professores: um balanço de estudos da área da educaçãoPublication . Cerdas, Luciene; Corrêa, Marcelo da Silva; Oliveira, Edmundo Alves de; Mauro, RicardoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio da busca, seleção e análise de artigos publicados em revistas brasileiras da área da Educação e indexados na base de dados da Scielo - Scientific Electronic Library Online – com o descritor “educação a distância”. Pretendeu-se desse modo detectar as questões latentes entre esses pesquisadores e suas contribuições para construção de um referencial teórico consistente no que tange à formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância. Visando esse objetivo, foram feitas a busca e seleção dos artigos, e também a leitura e a análise do material selecionado. O levantamento realizado na pesquisa bibliográfica resultou em 146 artigos. As análises realizadas neste estudo indicam que a educação a distância não é uma preocupação unicamente da área da educação. Foram identificados periódicos oriundos de diversas áreas como enfermagem, psicologia, medicina, entre outras. Além disso, verifica-se um crescimento do número de artigos sobre educação a distância a partir de 2006, o que pode estar relacionado à expansão dessa modalidade, e à promulgação, no ano de 2005, o Decreto 5622/2005, por meio do qual o governo federal regulamenta a educação a distância no Brasil. Nos artigos a EAD é analisada do ponto de vista das políticas públicas para formação inicial e continuada de professores, e da análise e avaliação de programas implementados. Considerando a expansão da modalidade a distância no Brasil, este trabalho espera fomentar as discussões sobre o tema, na medida em que permite identificar as contribuições desses artigos para a EAD, bem como as lacunas a serem preenchidas pelos pesquisadores pela identificação de temas importantes com menor incidência.
- Estratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distânciaPublication . Corrêa, Marcelo da Silva; Rezende, Wanderley Moura; Camargo, Eliane AmiuneNeste trabalho, discutem-se os desafios para a realização da transição para o ensino superior em um curso de formação inicial de professores de matemática a distância, na modalidade semipresencial. O foco da pesquisa está na análise das estratégias de acolhimento e adaptação dos alunos aos processos de ensino-aprendizagem adotados no curso, especialmente as que preveem o uso de tecnologias de informação e comunicação para auxiliá-los a superar as suas deficiências na formação elementar e as dificuldades encontradas nas primeiras disciplinas de matemática de nível superior. Para avaliar os resultados das medidas adotadas, foram coletados e analisados dados relativos ao desempenho dos alunos nas disciplinas iniciais do curso, os níveis de aprovação, reprovação e abandono. Esses dados foram extraídos do sistema acadêmico e do ambiente virtual de aprendizagem. Foram também avaliados dados subjetivos, como as opiniões dos estudantes, postadas nos fóruns de discussões das disciplinas, e dos professores e tutores, sobre as ações de tutoria, processos de acompanhamento e os instrumentos de avaliação.