Browsing by Author "Cordeiro, Felicidade"
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- Literacia ambiental à saída do ensino secundárioPublication . Cordeiro, Felicidade; Azeiteiro, Ulisses; Moura, Ana Pinto deNo mundo global onde vivemos, com uma crise económica e ambiental grave, é urgente alterar em cada um de nós, valores, atitudes e comportamentos. A Educação Ambiental nas escolas é fundamental na formação de cidadãos, que activamente participem na construção de um futuro, baseado na sustentabilidade. Mas para que seja eficaz, é necessário que haja uma avaliação qualitativa e quantitativa sistemática das medidas implementadas, de forma a que se possam fazer reajustes e promover assim o seu sucesso. Apesar de actualmente, a maior parte dos programas das diferentes disciplinas terem conteúdos de Educação Ambiental, não se verifica uma interiorização destes conteúdos e valores no quotidiano quer das escolas quer dos alunos. É necessário analisar e repensar em que moldes está a decorrer a implementação da Educação Ambiental nas escolas, nomeadamente à saída do Ensino Secundário, quando temos jovens prestes a entrar na sociedade como cidadãos plenos, com conhecimentos e competências ambientais que os tornem participativos e responsáveis nas tomadas de decisão. Os resultados obtidos, neste trabalho, permitiram verificar que acções no domínio do Ambiente, na Educação não formal e informal, se reflectem num melhor desempenho no Conhecimento Escolástico e nas Atitudes (apesar destas últimas apresentarem pior resultados). O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico e às Atitudes, reflectindo a Comunidade onde o aluno está inserido e a importância que esta atribui ao Ambiente. Apresentam melhores Atitudes, os alunos com agregados familiares com o 9º Ano ou menos e melhores desempenhos em Conhecimento Informal e Atitudes, os alunos dos agregados familiares com Formação Superior ao nível de Mestrados e Doutoramentos. Quanto mais jovens os alunos, melhores desempenhos apresentam em Conhecimentos Escolásticos; os mais velhos apresentam melhores Atitudes, correspondendo a uma maior integração na sociedade como jovens adultos. Pode concluir-se, que a ferramenta utilizada neste estudo, demonstrou ser eficaz. Permitiu concluir que ainda há um trabalho intenso a desenvolver nas escolas, ao nível do Ensino Secundário, de forma a que os futuros cidadãos desenvolvam Atitudes e Comportamentos consequentes com uma Cidadania responsável, tendo como objectivo a preservação do Ambiente.
- Literacia ambiental no ensino secundárioPublication . Cordeiro, Felicidade; Pedro, Ana; Moura, Ana Pinto de; Santos, Paulo; Azeiteiro, UlissesO principal objetivo deste estudo foi aferir a Literacia Ambiental nos alunos à saída do Ensino Secundário. Pretendeu-se, com a aplicação de um questionário, determinar até que ponto a aposta em Educação Ambiental na Escola Secundária de Santa Maria (Sintra), se tem traduzido tanto em novos conhecimentos quanto em novas atitudes, que uma vez adquiridos se integram e interrelacionam com o conhecimento prévio que o aluno possui. Os resultados obtidos permitiram verificar que ações ambientais promovidas durante a Educação Não Formal e Informal se refletem tanto em melhores desempenhos no Conhecimento Escolástico quanto nas Atitudes (apesar destas apresentarem piores resultados). O Conhecimento Informal apresentou desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico e às Atitudes, refletindo a natureza da Comunidade onde os alunos estavam inseridos e a importância que esta atribui ao Ambiente. Mas, foram os alunos oriundos de agregados familiares com uma escolarização igual ou inferior ao nono ano que exibiram melhores Atitudes Ambientais e maiores desempenhos em Conhecimento Informal e Atitudes em contraste com os alunos provenientes de agregados familiares com formação de nível superior (Mestrado e Doutoramento). No Ensino Secundário, quanto mais jovens são os alunos melhores desempenhos evidenciam em Conhecimentos Escolásticos, e, são os mais velhos que mostram melhores Atitudes, o que corresponde a uma maior integração na sociedade como pré-adultos.