Browsing by Author "Castro, Helena Madureira e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A experiência da informação: contributos da pesquisa desenvolvida por Carol Kuhlthau e Christine BrucePublication . Castro, Helena Madureira e; Bastos, GlóriaO presente estudo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de conhecer e mapear o estado do conhecimento na área da literacia da informação, incidindo em particular nos modelos apresentados na década de 2000 por Christine Bruce e Carol Kulthau. Adotámos o modelo metodológico da Investigação Analítica, uma modalidade de investigação secundária ou de síntese, cujo trabalho de campo é baseado na análise de documentos escritos, e baseámo-nos no modelo Methodologically Inclusive Research Synthesis (MIRS). Neste percurso, refletimos sobre a definição de informação e conhecimento e sobre a forma como estes conceitos moldam a sociedade contemporânea. Mapeámos a evolução do conceito de literacia da informação, distinguindo três vertentes – científica, institucional e prática -, onde se enquadram os documentos internacionais que formalizam a literacia da informação como um direito humano e os referenciais e modelos que influenciam a ação a desenvolver no contexto da educação formal. Considerámos igualmente a literacia da informação no contexto das novas literacias e debruçámo-nos sobre a evolução do conceito de literacia, incidindo em particular nas propostas que agregam duas ou mais literacias, nomeadamente, a literacia para os media e informação e a transliteracia. Abordámos, finalmente, os modelos de literacia da informação de Bruce e Kulthau e analisámos um conjunto de artigos destas autoras para identificar os fatores que podem influenciar decisivamente a aplicação dos seus modelos em contexto educativo. Para concluir, comparámos os modelos e procurámos perceber o seu impacto na realidade portuguesa.