Browsing by Author "Cardoso, Teresa Margarida Loureiro"
Now showing 1 - 10 of 235
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófonaPublication . Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.
- Adaptação/Reinserção de adultos pouco escolarizados: boas práticas em PortugalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA problemática da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados, numa sociedade cada vez mais sedenta de competências a nível profissional, como a sociedade portuguesa, requer uma abordagem também ela exigente, uma vez que as populações mais vulneráveis obrigam a intervenções que permitam a sua adaptação/reinserção por via do seu desenvolvimento pessoal e da sua qualificação, nomeadamente com vista a colmatar a desigualdade escolar geracional. Pretendemos, assim, neste capítulo, compreender a génese do problema e as boas práticas que ao longo do tempo têm sido identificadas e implementadas, designadamente em Portugal. É neste contexto que refletimos inicialmente sobre o conceito de adulto pouco escolarizado para depois considerarmos um conjunto de boas práticas a que não são alheias as Organizações Qualificantes, o Balanço de Competências no Processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC), o Modelo Andragógico e a Educabilidade Cognitiva. Os dados, em Portugal, no âmbito deste público-alvo apontam para a necessidade de intervenção ao nível da aquisição de Competências, Qualificação, Empregabilidade. Assim, é a partir destes pressupostos que é evidenciado o potencial de um conjunto de iniciativas como o Rendimento Mínimo Garantido enquanto programa integrado que incorpora dinâmicas de parcerias, através de um acordo/contrato de inserção que agrega um conjunto de áreas de atuação das quais destacamos a formação profissional. Outro exemplo que destacamos, mais recente, e, por isso, num contexto ainda em debate, reporta-se aos Centros Comunitários de Aprendizagem ao Longo da Vida enquanto abordagem holística promovida por equipas multidisciplinares.
- Ambientes pessoais de aprendizagem e Wikipédia: uma articulação (im)provável?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNo pressuposto de que a rede se apresenta como interface educativa, posicionamento que temos vindo a defender, a par da revisão da literatura, por um lado, e, por outro, dos vários estudos que temos vindo a concretizar, concluímos que os alunos dos diversos níveis de ensino acedem à Wikipédia, com diversas finalidades, inclusive para realizar trabalho escolar e académico. Neste contexto, assumimos o propósito de refletir sobre o papel da Wikipédia à luz dos ambientes pessoais de aprendizagem, em inglês, Personal Learning Environments. Para tal, socorremo-nos do suporte teórico inerente a Recursos e Práticas Educacionais Abertos, direcionando-nos para o movimento Wikimedia, que integra, entre outros projetos, a Wikipédia, para a perspetivar em articulação com o conceito de Ambiente de Aprendizagem Pessoal. E, procurando aprofundar a forma como ambos os conceitos interagem, enquadramos estratégias que temos vindo a explorar neste âmbito, nomeadamente consubstanciando modos de integrar curricularmente a Wikipédia, com vista a potenciar um Ambiente de Aprendizagem Pessoal mais produtivo, promotor de níveis literácitos elevados. Assim, assume particular relevo a enciclopédia da atualidade, a Wikipédia, como elemento presente nas aprendizagens formais, não formais e informais, pelo que importa dotar, quer docentes, quer discentes, da capacidade de análise crítica daquele recurso de informação enquanto parte do Ambiente de Aprendizagem Pessoal de cada indivíduo, também sob o desígnio da Educação de Qualidade.
- Análise matemática em realidade aumentada : caderno de apoio a aulas teórico-práticasPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturManual “Análise matemática em realidade aumentada: caderno de apoio a aulas teórico-práticas”. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : caderno de apoio a aulas teórico-práticas - vídeo de apresentaçãoPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturVídeo de apresentação do manual "Análise matemática em realidade aumentada: caderno de apoio a aulas teórico-práticas" . Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.