Browsing by Author "Cardoso, Jorge Manuel Ralha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Políticas e dinâmicas da formação contínua e dos Centros de Formação de Associação de Escolas : as perceções dos seus diretoresPublication . Cardoso, Jorge Manuel Ralha; Grave-Resendes, Lídia; Barreto, Maria AntóniaAs medidas educativas políticas que desde 1992 orientam a formação contínua de professores do ensino não superior foram sujeitas a variações que se refletiram nas suas dinâmicas e em particular nas dos Centros de Formação de Associação de Escolas, os quais surgiram naquele ano como uma inovação organizacional, mas que também têm sido sujeitos a alterações, encontrando-se a aguardar desde a publicação do atual Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (11 de fevereiro de 2014) do enquadramento legal que regulamente a sua ação. O presente estudo, de âmbito nacional, teve como objetivo saber quais são as perceções dos Diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas acerca das políticas e dinâmicas destas estruturas organizativas e do próprio sistema de Formação Contínua de Professores. Para isso, começámos por definir um quadro teórico que analisou as perspetivas teóricas da formação contínua de professores, as perspetivas organizacionais dos Centros de Formação de Associação de Escolas e a evolução diacrónica no que concerne às políticas delineadas e às dinâmicas desenvolvidas. Deste modo, a informação pertinente analisada permitiu-nos desenvolver o estudo empírico aplicando uma triangulação de técnicas de recolha e tratamento de dados, designadamente: entrevistas semiestruturadas a quatro Diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas de diferentes regiões e cuja análise de conteúdo foi importante para a elaboração do questionário aplicado a uma amostra de 64 Diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas, cerca de 70 % do universo destas entidades a nível nacional. A recolha de dados das entrevistas e a análise estatística do questionário possibilitou-nos atingir os objetivos da investigação e retirar sinteticamente as seguintes principais conclusões: os Diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas percecionam positivamente a sua ação de proximidade a nível local e negativamente o apoio e os incentivos da administração educativa.