Browsing by Author "Calado, Maria Cristina Viegas Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Adaptar para conquistar leitores infanto-juvenis : o caso de seis contos de Eça de Queirós recontados por Luísa Ducla SoaresPublication . Calado, Maria Cristina Viegas Santos; Bastos, GlóriaNa presente dissertação, elegemos como temática de investigação a adaptação literária enquanto modalidade da literatura infanto-juvenil, e fazemos a sua abordagem em três vertentes complementares: a de um conceito com história, a da análise textual e a investigação de campo. Primeiro, exploramos o conceito de adaptação enquanto modalidade que procura resolver a assimetria existente entre um texto de origem (emitido por um adulto para um público também adulto) e um receptor infanto-juvenil, com natural expressão ao nível da intencionalidade comunicativa. Depois, traçamos o seu percurso na História da Literatura infanto-juvenil em Portugal, observando que a tónica no receptor parece estar relacionada com o surgimento do próprio género. Segundo, identificamos os procedimentos adaptativos paratextuais e os intra-textuais de simplificação e redução de extensão mais comuns numa adaptação infanto-juvenil (substituições, transformações, resumos), embora adstritos ao corpus seleccionado para investigação: a obra Seis Contos de Eça de Queirós, recontados por Luísa Ducla Soares. Reflectimos ainda sobre as políticas editoriais e educativas que subjazem à realização de adaptações de obras consideradas de referência. Por último, analisamos a forma como a adaptação pode concorrer para a motivação e formação de leitores infanto-juvenis, sob a perspectiva da recepção do texto, com base numa investigação de campo sobre a leitura do corpus seleccionado, que incidiu sobre um grupo de alunos de sétimo ano de escolaridade.