Browsing by Author "Backes, Luciana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Hibridismo tecnológico digital : configuração dos espaços digitais virtuais de convivênciaPublication . Backes, LucianaO artigo aborda a formação do educador na contemporaneidade, investigando os processos de ensinar e de aprender por meio das tecnologias digitais. Portanto, as tecnologias digitais são compreendidas como espaços de convivência, na medida em que possibilitam a interação entre os participantes e a representação da percepção sobre o conhecimento. A problemática contempla dois aspectos: o contexto do hibridismo tecnológico digital e a configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. A reflexão sobre problemática ocorreu no decorrer de cursos de formação inicial do educador, no contexto do hibridismo tecnológico digital - composto pelas tecnologias digitais: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Comunicador Instantâneo; Bloge Metaverso. Os dados empíricos, utilizados para refletir sobre a configuração do espaço digital virtual de convivência, resultaram do processo de interação e representação da percepção, oriundos dos cursos de formação inicial, desenvolvidos no Brasil e na França. Os dados empíricos foram submetidos à metodologia de análise de conteúdo. Desta forma, na pesquisa, evidenciamos que o espaço digital virtual de convivência se configura quando: os seres humanos representam a sua percepção, seja de maneira textual, oral, gestual, gráfica ou metafórica, em espaços digitais virtuais; a partir da representação de cada ser humano se instaura a perturbação, ao identificarem as diferenças e os estranhamentos; na necessidade de compensar a perturbação configuram um espaço comum, não numa perspectiva somatória ou eliminatória, mas numa perspectiva de superação e de emergência. Desta forma, acreditamos que no contexto educacional, é importante o desenvolvimento de práticas pedagógicas problematizadoras (perturbação), em congruência com as tecnologias digitais que potencializam a interação entre os participantes. Assim, os espaços digitais virtuais de convivência se efetivam na compensação do problema (perturbação), na legitimidade do outro e na relação entre seres humanos que são coensinantes e coaprendentes.
- Quem quiser que conte outra: prática pedagógica por meio da contação de histórias para língua inglesa no ensino fundamentalPublication . Szezecinski, Antonio Filipe Maciel; Backes, Luciana; Felicetti, Vera LuciaO artigo é resultado da tese de Szezecinski (2023) sobre as práticas pedagógicas construídas e desenvolvidas no espaço da hora do conto, a contação de histórias, para configurar o habitar do ensino e da aprendizagem da língua inglesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo consiste em identificar os aspectos relevantes da prática pedagógica, por meio da contação de histórias, que potencializam a aprendizagem da Língua Inglesa. A abordagem qualitativa, o delineamento explicativo e o procedimento técnico de estudo de caso, conduziram a pesquisa nas aulas de língua inglesa, inseridas na grade curricular, de uma escola da rede estadual de ensino, em Porto Alegre. A prática pedagógica foi desenvolvida na modalidade online, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no período da pandemia COVID 19. As quatro habilidades linguísticas: escutar, falar, ler e escrever foram articuladas à contação de histórias, para a ação dos alunos, em uma aula contectada pela narrativa. Na prática pedagógica percebeu-se: importância da contação de histórias alinhada aos objetivos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa; diferencial das atividades da grade curricular; e imersão na história que dialogava com a realidade. Na contação de histórias evidenciou-se: exploração das quatro habilidades linguísticas; engajamento na aprendizagem da língua inglesa; protagonismo; percurso de aprendizagem; criatividade e imaginação. Assim, dois processos de letramento foram conduzidos: o próprio desenvolvimento da aquisição de uma língua estrangeira em um contexto social (a narrativa) e a exploração de tecnologias digitais para a aprendizagem.