Browsing by Author "Abelheira, Isabel"
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- Avaliação da operacionalização das orientações programáticas das atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico : um estudo de casoPublication . Abelheira, Isabel; Henriques, SusanaO prolongamento do horário de funcionamento das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito do programa ‘Escola a Tempo Inteiro’, foi, para a maior parte das famílias, uma medida socialmente relevante. Atualmente, as atividades de enriquecimento curricular encontram-se implementadas e em pleno funcionamento nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, consistindo, na prática, na ocupação dos períodos do dia anteriormente ocupados pelas atividades de tempos livres, passando as crianças a estar quase a totalidade do dia na escola. Este estudo procura contribuir para uma análise da forma como se encontram operacionalizadas as orientações programáticas, emanadas pelo Ministério da Educação, na prática das atividades de enriquecimento curricular. Para tal, centramos o nosso estudo nos agrupamentos de escolas do concelho de São João da Madeira, com enfoque no olhar dos agentes envolvidos – professores titulares de turma, professores das atividades de enriquecimento curricular e alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A discussão dos dados obtidos nesta investigação remete para um conjunto de conclusões que apontam no sentido de que nem sempre se verifica uma efetiva operacionalização das orientações programáticas definidas pelo Ministério da Educação para a prática das atividades de enriquecimento curricular.
- A operacionalização dos planos de estudos das AECs no 1º CEB: um estudo de casoPublication . Abelheira, Isabel; Henriques, SusanaO prolongamento do horário de funcionamento das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do programa ‘Escola a Tempo Inteiro’, foi, para a maior parte das famílias, uma medida socialmente relevante. Atualmente, as Atividades de Enriquecimento Curricular encontram-se implementadas e em pleno funcionamento nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, consistindo, na prática, na ocupação dos períodos do dia anteriormente ocupados pelas atividades de tempos livres, passando as crianças a estar quase a totalidade do dia na escola. Foi a partir destas constatações que elaboramos o presente artigo centrado na forma como se encontram operacionalizadas as orientações programáticas do Ministério da Educação nos planos de estudos das Atividades de Enriquecimento Curricular das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de São João da Madeira. Para tal, apresentamos a análise documental das orientações internas dos agrupamentos de escolas da região em estudo em contraponto com as orientações programáticas centrais. A discussão de resultados será enquadrada teoricamente pelo campo de Supervisão Escolar. Com este artigo procuramos contribuir para o conhecimento da operacionalização do plano de estudos desenvolvidos nas Atividades de Enriquecimento Curricular, a partir do caso do concelho de São João da Madeira, bem como contribuir para o debate em torno dos fatores que condicionam ou facilitam esta operacionalização.