CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta
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Este grupo de investigação visa a realização de pesquisa tanto ao nível da computação e dos computadores como das tecnologias dos media juntamente com a conceção de experiências estéticas altamente apelativas e envolventes que fundamentem o desenvolvimento de artefactos computacionais criativos e inovadores fortemente interligados com cenários de fruição e uso de cariz artístico, intercultural e socialmente intervencionistas, permitindo compreender e alargar as fronteiras da arte e da tecnologia, da cultura, do entretenimento e da educação e as suas implicações no quotidiano.
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Browsing CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta by Author "Alves da Veiga, Pedro"
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- Dos jogos sérios à arte digital: artefactos, espaços e estratégiasPublication . Veiga, Pedro Alves da; Carvalhais, Miguel; Ribas, Luísa
- Graus de interação em obras de média-arte digitalPublication . Trigo, Clara; Veiga, Pedro Alves da; Santana, IvaniEste artigo visa apresentar uma forma de categorizar obras de média-arte digital a partir do nível de interação com o público que a obra oferece. Embora esta abordagem tenha sido elaborada a partir da análise de dez obras de dança com mediação digital, tendo o vídeo como matéria principal, propõe-se aqui a expansão da sua utilização na classificação de outros tipos de obras de média-arte digital, não performativas. São propostos, e justificados, quatro graus de interação: grau 1 – artefatos de via única; grau 2 – artefato de engajamento público; grau 3 – artefato de manipulação digital; e grau 4 – artefato de diferencial interativo. Esta categorização pretende reconhecer aspectos da interação do público com a obra, a partir dos recursos digitais utilizados. Não pretende atribuir valor hierárquico entre as diferentes escolhas e resultados artísticos. Pretende-se, assim, sugerir a sua utilização em ambientes de investigação e ensino, de maneira a introduzir mecanismos formais de análise e classificação deste tipo de artefato, bem como permitir que os artistas/criadores possa tomar consciência das variações e possibilidades ao seu dispor.
- MY MONO NO AWARE : um passeio sonoro interativo para a promoção de autorreconhecimentoPublication . Mestre, Ricardo; d'Orey, Rui; Veiga, Pedro Alves daEste artigo apresenta o processo de conceção, implementação e teste, ainda que com um público limitado, de um artefacto audiovisual interativo. Inspirado nos conceitos de soundscape e soundwalk, o artefacto utiliza um método empírico de exploração de ambientes sonoros para a perceção e compreensão das práticas diárias humanas. Através da combinação da arte sonora, generativa e média-arte digital, este artefacto visa exemplificar um método de construção de representações sonoras individuais, testando, posteriormente, o grau de autorreconhecimento dos indivíduos retratados. Suportado numa abordagem metodológica qualitativa de cariz etnográfico e fenomenológico, o artefacto é desenvolvido segundo o método a/r/cográfico, constituindo o presente artigo uma concretização da etapa final daquele método.
- Resonant aesthetics: attention and synaesthesia in digital media artPublication . Veiga, Pedro Alves da; Castilho, Luísa Correia; Dias, Rui Sampaio; Rocha, Luzia; Dias, António de SousaThis article posits the creative exploration of the interconnections between image and sound, as well as the intricate interplay between aesthetics and poetics within the contemporary landscape of new digital artistic formats. To facilitate this exploration, it analyses the nuanced roles attributed to visual and sonic elements and their cognitive effect as attention grabbing mechanisms, in order to discern their mutual interferences and the consequential amplification of their artistic resonance. Moreover, it extends its purview beyond the visual and auditory domains, contemplating the ramifications for the broader spectrum of human senses. Through this analysis of aesthetic dimensions, including sensory experiences that transcend the Aristotelian realms of perception, it seeks to unravel the cognitive and communicational implications inherent in the synergistic employment of these media and the transformative potential encapsulated within the convergence of digital formats, unearthing the profound sensory, cognitive, and communicational impacts that resonate within the realms of art and human perception.
- Sci-Bi: an infodemic of disorientationPublication . Alvelos, Heitor; Barreto, Susana; Lima, Cláudia; Penedos-Santiago, Eliana; São Simão, Fátima; Pereira, Jorge; Carneiro, José; Dolbeth, Júlio; Fernandes, Marta; Martins, Nuno; Veiga, Pedro Alves da; Santos, Rui; Vieira, Sónia; RuiRecent years have seen the emergence of two particular challenges to scientific knowledge and application. In both instances, communication design may be underperforming in its potential for contribution: 1. The exponential rise of social media has potentiated an equally exponential range of phenomena such as fake news, pseudo-science and superstition; as seductive, de-centralised, continuously reconfiguring webs, their longevity and adaptability far surpass that of rigorous knowledge. 2. The pandemic and corresponding public policies (confinement and vaccination in particular) seem to have further eroded the already precarious, aforementioned scenario. A range of misinformation channels and content have reached significant sectors of the population, just as media portrayal of the health crisis was largely reduced to statistical extrapolations, and a largely hermetic, prescriptive discourse often lacking in accessibility. Despite current decreases in pandemic levels, issues of mistrust remain and will likely retain an impact in future instances, health-related or otherwise. The above issues have been addressed both through increased technological sophistication of digital tools, and the adoption of logical discourse; however, both seem to have fallen short in tackling the scale and complexity of the phenomena of misinformation.
- Videoarte e arte generativa: performatividade videográfica, tecnodiversidade e IA generativa: aproximações e repercussõesPublication . Ribeiro, Regilene; Veiga, Pedro Alves daO estudo visa contribuir para o debate atual sobre o processo criativo em artemídia, arte do vídeo e as ferramentas de inteligência artificial. Para isso, aproximou os conceitos de tecnodiversidade e performatividade videográfica a partir da arte generativa. A metodologia é baseada em análises comparativas entre conceitos e uma breve análise de duas videoartes, G.O.D. Generative Ominous Dataset (2023) de Pedro Alves da Veiga e Sopa Primordial (2023) de Alexandre Rangel. Os resultados indicam que a performatividade videográfica pode ser impulsionada pelas ferramentas de IA generativa, mas a produção que tenha por objetivo gerar material criativo e obras de arte, precisa, em essência, da mente imaginativa do artista, da sua capacidade conceitual para tecer relações críticas, reflexivas e poéticas.
- Visualizing science: crafting memes in design pedagogyPublication . Barreto, Susana; Alvelos, Heitor; Lima, Cláudia; Carneiro, José; Veiga, Pedro Alves da; Penedos-Santiago, Eliana; Fernandes, Marta; Martins, Nuno; Dolbeth, JúlioThis paper details and analyses the methods and outcomes of nine pedagogical workshops in design courses at Portuguese universities, centered on the unlikely mix of online memes and scientific knowledge. The workshops took place between March and July 2023, were conducted within the exploratory project ‘Sci-Bi: An Infodemic of Disorientation: Communication Design as a Mediator Between Scientific Knowledge and Cognitive Bias.’ The project posits that communication design may play a role in translating and visualizing scientific information in clear, accessible, and engaging manners. An example of this is evident in the creative outputs produced by students, showcasing innovative ways to communicate scientific information. The output of these workshops consisted of infographics, reels, and memes, to be presented to the public for external validation in two forthcoming exhibitions in 2024.