MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
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Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by Author "Abelha, Maria Adelaide Pinheiro"
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- Animação e promoção da leitura : em busca de formas de cont'artePublication . Abelha, Maria Adelaide Pinheiro; Martins, AmílcarO estudo exploratório em arte e educação apresentado, assenta num trabalho de investigação no âmbito mais específico da animação e promoção da leitura, que advém da busca do aprofundamento de uma experiência holística na função de mediadora da leitura com crianças. A questão central desta pesquisa é assim formulada: Como é que a autora deste estudo desenvolve as atividades de animação e promoção da leitura, em contextos diversificados, tanto a nível profissional como pessoal? São três os contextos de atuação: a Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira; a Fundação CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca / Departamento de Emergência Social (CEBI-DES) que acolhe crianças em risco; e a Ajudaris-Instituição Particular de Solidariedade Social, no Porto. O objetivo principal deste estudo consiste na descrição de um corpus de atividades de animação e promoção da leitura, devidamente fundamentadas, concebidas, implementadas e avaliadas, segundo os conceitos propostos no binómio arte e educação por A. Martins (2002). Nesta investigação-ação realizada no período de março de 2012 a março de 2013, aplica-se uma metodologia qualitativa, baseada numa estratégia concertada de informação: diário de bordo; observação participante; auscultação das crianças através de diálogos e conversas centradas na retroação no final de cada atividade; registos fotográficos e videográficos; e trabalhos realizados pelas crianças. O cruzamento destes dados permitiu fazer a descrição das atividades desenvolvidas e a análise e interpretação sobre a experiência de mediação da leitura. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: a constatação de um grau de manifesta adesão e envolvência das crianças nas atividades; a verificação da elevada satisfação das crianças nesses momentos; a criação de intensos diálogos e reflexões sobre as histórias contadas, estreitando assim a ligação entre mediadora-contos-crianças.