Educação
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Browsing Educação by Author "Gouveia, Vera Maria Branco de Melo"
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- A história e a epistemologia da ciência e da aprendizagem da química : uma estratégia enquadrada num ambiente construtivista de sala de aulaPublication . Gouveia, Vera Maria Branco de Melo; Valadares, JorgeAtualmente, vários investigadores sobre o ensino das ciências defendem a valorização deste ensino através do recurso à História da Ciência e à sua Epistemologia, valorização essa que passa pelo desenvolvimento do espírito científico, das competências e das atitudes construtivas dos alunos que esse recurso poderá proporcionar e que são indispensáveis na educação de jovens que se deseja estejam aptos a desempenhar um papel importante no progresso da sociedade. A presente investigação desenrolou-se no sentido de dar resposta à seguinte questão: “Em que medida o recurso à História da Ciência pode melhorar o processo ensino/aprendizagem da Química e a imagem que os alunos têm desta Ciência?” Na concretização de tal objetivo pesquisou-se o efeito da utilização em sala de aula, num ambiente construtivista de aprendizagem, de uma estratégia de ensino/aprendizagem de uma área da Química (Tabela Periódica), recorrendo a materiais curriculares que permitiram a introdução de aspetos históricos. O “Vê” heurístico ou “Vê” epistemológico – um instrumento coerente com a visão construtivista da natureza do conhecimento – esteve na base da conceção do presente estudo. Descreveu-se, sumariamente, alguns contributos da Epistemologia e da Psicologia Educacional para o campo da educação em ciência. Na recolha de dados optou-se por um método predominantemente qualitativo e de orientação interpretativa. Como instrumentos de pesquisa, concebidos de forma a permitirem obter respostas o mais representativas possível de molde a cumprir o objetivo do estudo, foi aplicado um questionário em dois momentos diferentes (antes e depois do estudo), realizada uma visita de estudo, feitos registos de observação, fichas de trabalho e um teste final. A apreciação das respostas ao questionário permitiu concluir que uma percentagem significativa de alunos tinha modificado a visão dogmática que possuíam acerca da Ciência. Os resultados do teste final evidenciaram uma boa aprendizagem por parte dos alunos daquele tema. A transformação de registos e a análise dos resultados permitiu formular alguns juízos cognitivos dos quais os mais preponderantes são: a) a História da Ciência é um importante recurso didático que permite aos alunos entender como se constrói o conhecimento científico, evitando que tenham da Ciência uma visão dogmática; b) a História da Ciência proporciona um melhor encadeamento entre os conhecimentos e ajuda os alunos a entender o significado dos conceitos, uma vez que tomam consciência das dificuldades encontradas na sua construção; c) para que os estudantes construam, de forma significativa, modelos conceptuais cientificamente corretos contribuem actividades que ofereçam ao aluno a oportunidade de explorar, criticar e refletir sobre o seu próprio funcionamento cognitivo e sobre os processos que utiliza para aprender e ajuizá-los criticamente. Pode-se sintetizar os juízos cognitivos formulados, afirmando que o recurso à História da Ciência contribuiu para uma mudança na imagem que os alunos tinham da Ciência e que uma estratégia baseada na História da Ciência proporcionou uma boa aprendizagem. Foram também enunciados alguns juízos de valor fundamentados na investigação.