Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web | Master’s Degree in Informatics Engineering and Web Technology - TMEITW
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web | Master’s Degree in Informatics Engineering and Web Technology - TMEITW by Author "Pena, Salomão Bento Nilo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) numa instituição de ensino superior angolanaPublication . Pena, Salomão Bento Nilo; Santos, ArnaldoO e-Learning tem sido amplamente implementado nas instituições de ensino para melhorar o processo de formação e atender aos novos desafios impostos pela tecnologia no século XXI. A implementação e utilização dos Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS – Learning Management System) nas organizações tende a crescer exponencialmente nos últimos anos, e tem dado um forte impacto na educação, especialmente no ensino superior. É neste âmbito que a presente dissertação apresenta um estudo sobre a implementação de um LMS numa instituição de ensino superior angolana, concretamente no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, afim de “compreender o impacto da utilização do LMS MOODLE para melhorar o processo de formação em contexto de e-Learning”. Para o efeito, adotou-se a metodologia de Design Science Research (DSR) tendo por base o LMS MOODLE como artefacto principal deste estudo de investigação. À luz do quadro teórico, procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura que procurou identificar estudos de investigação abordados para melhorar o processo de formação em contexto de e-Learning nas instituições de ensino superior, por forma a apurar os fatores que influenciam a adoção destas plataformas neste subsistema de ensino. Para a validação deste estudo, efetuou-se a instalação do LMS MOODLE no ISCED-HUÍLA, a sua configuração, personalização, parametrização e implementação. Seguiu-se a realização de um processo de formação para professores no âmbito de utilização da plataforma e verificou-se, através de um inquérito por questionário, o grau de utilização e de satisfação dos intervenientes no processo. Os resultados mostraram que a tecnologia, por si só, não será suficiente para que o eLearning se torne num padrão de ensino dominante, sendo a literacia digital dos intervenientes um elemento crucial neste processo.