Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
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Browsing Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books by Author "Almeida, Ana Patrícia"
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- A dimensão europeia como fator estruturante do projeto da União EuropeiaPublication . Almeida, Ana Patrícia; Neves, ClaudiaNo contexto particular da União Europeia, a dimensão europeia da educação é um factor fundamental para a sustentabilidade deste projeto político. A partir de uma síntese das principais fases de construção do projeto europeu na área da educação e da formação, este capítulo procura explorar qual o papel atribuído à dimensão europeia da educação desde os tratados fundadores da União Europeia (UE) até à época atual. Finalizamos este capítulo com uma breve análise sobre os estudos desenvolvidos em torno do tema da dimensão europeia da educação e levantamos um conjunto de questões sobre a concretização desta dimensão europeia nos currículos nacionais e nas atividades em sala de aula.
- A dimensão europeia da educação como fator estruturante do projeto de União EuropeiaPublication . Neves, Claudia; Almeida, Ana PatríciaNo contexto particular da União Europeia, a dimensão europeia da educação é um factor fundamental para a sustentabilidade deste projeto político. A partir de uma síntese das principais fases de construção do projeto europeu na área da educação e da formação, este capítulo procura explorar qual o papel atribuído à dimensão europeia da educação desde os tratados fundadores da União Europeia (UE) até à época atual. Finalizamos este capítulo com uma breve análise sobre os estudos desenvolvidos em torno do tema da dimensão europeia da educação e levantamos um conjunto de questões sobre a concretização desta dimensão europeia nos currículos nacionais e nas atividades em sala de aula.
- Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamentoPublication . Matos, Fernando; Almeida, Ana PatríciaAtualmente qualquer organização é continuamente confrontada com desafios que obrigam a sua liderança a promover iniciativas de mudança para assegurar a respetiva sustentabilidade. Os processos de mudança são vividos pelos atores organizacionais num contexto multidimensional complexo. As experiências individuais e de grupo fazem emergir em cada sujeito perceções diferentes que acabam por modular, diferenciadamente, a sua resposta diante da mudança. Na investigação procuraram-se identificar os principais fatores que determinam as reações dos indivíduos de uma organização escolar portuguesa às iniciativas de mudança e avaliar se aqueles são influenciados pelas perceções da liderança e do clima organizacional. A investigação assumiu-se como um estudo de caso tendo sido seguida uma metodologia mista assente em questionários, que envolveram 95 professores, e em entrevistas em grupo focal com dois grupos de entrevistados. Identificaram-se fatores de ordem emocional e de resistência cognitiva como os mais determinantes das reações dos professores às iniciativas de mudança. Eles são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por alguns componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os referidos fatores.
- Ser pelas artes: contributo da educação pela arte e a mudança do clima organizacionalPublication . Matos, Simão; Almeida, Ana Patrícia; Neves, ClaudiaEste artigo resulta de um estudo que teve como finalidade entender a importância do clima organizacional no cumprimento da missão da escola, e aferir se o reforço da educação pelas artes, materializada através de um programa de expressão artística e emocional pode contribuir de forma positiva para a melhoria do clima organizacional. Com este objetivo foi estruturado um programa de expressão artística e emocional, que aplicado a um grupo de alunos entre os 15 e 17 anos de idade, durante o período de um ano letivo. Foram recolhidos dados, através da aplicação de testes aos alunos em diferentes momentos do estudo, de relatórios individuais a partir da sua experiência vivencial e dos registos de observação relativos à implementação semanal do programa. Este trabalho incidiu sobre a Escola Europeia de Alicante, onde a multiculturalidade dos seus alunos está muito presente, uma vez que são provenientes de diversos países. A análise dos dados indicou existir uma tendência junto dos alunos que vivenciaram o programa para se sentirem melhor na escola, o que poderá resultar numa influência positiva na perceção que eles mesmos passarão a ter sobre o clima de escola.