CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais by Author "Alvarez, Teresa"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Combating gender stereotypes in the education system: success storiesPublication . Alvarez, TeresaConferência de Abertura do Painel 2 – Combating gender stereotypes in the education system: success stories, da Conferência promovida pelo Conselho da Europa sobre “Combating gender stereotypes in and through education”. Apresentam-se alguns desafios decorrentes do combate ao sexismo na escola e propõem-se algumas linhas de ação, ao nível individual, coletivo, organizacional e institucional.
- A dimensão da igualdade de género no Projeto SACAUSEFPublication . Alvarez, TeresaEnquadramento do Projeto SACAUSEF nas políticas para a Igualdade entre Mulheres e Homens e nas orientações internacionais sobre esta problemática no domínio da educação. Partindo da perspetiva sistémica de um Sistema de Avaliação, Certificação e Utilização de Software Educativo e Formativo – SACAUSEF, explicitam-se desafios e potencialidades do Projeto para a transversalização da igualdade de género no sistema educativo.
- Educar para a igualdade: género e cidadaniaPublication . Alvarez, TeresaAinda que a igualdade de direitos sociais e políticos entre os sexos esteja consignada na lei, é a desigualdade que caracteriza a distribuição de poder, das responsabilidades e da participação entre mulheres e homens, nas esferas pública e privada. A persistência de estereótipos femininos e masculinos, reproduzidos pelos diferentes processos de socialização, explica esta contradição. A igualdade de género deve estruturar a educação para a cidadania, eliminando as incoerências identitárias entre o que entendemos por homem ou mulher e por cidadão ou cidadã.
- Estudos sobre as mulheres: conhecimentos itinerantes, percursos partilhadosPublication . Alvarez, Teresa; Joaquim, Teresa; Pinto, TeresaA primeira parte incide sobre a problemática Mulheres, Representações Iconográficas e Conhecimento tema do Seminário Internacional que teve lugar em Lisboa, em 2017. A segunda parte, Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedades e Culturas – percursos em debate, compreende um conjunto de textos provenientes das comunicações apresentadas no seminário internacional, com o mesmo nome, realizado em 2017, cujo propósito foi o de partilhar interesses, questionamentos e linhas de investigação entre os diferentes elementos do GIEMGSC e suscitar, a partir dos pontos comuns entre as investigações individuais, o desenho de projetos comuns, amplos e agregadores.
- Feminino e masculino nos materiais pedagógicos: (in)visibilidades e (des)equilíbriosPublication . Alvarez, TeresaGuia para uma análise crítica dos recursos educativos na ótica do género e apresentação de algumas propostas para a conceção de produtos educativos promotores da igualdade entre raparigas/mulheres e rapazes/homens.
- Género e representações iconográficasPublication . Alvarez, TeresaO texto centra-se nas imagens sobre o feminino e o masculino dos Recursos Educativos Digitais (RED), em linha, do Portal das Escolas, organizando-se em duas partes: na primeira parte apresentam-se algumas breves reflexões sobre representações sociais de género e comunicação visual educacional; na segunda parte sugerem-se algumas linhas de análise das representações iconográficas do feminino e do masculino naquele tipo de recursos.
- Género, educação e cidadania: que "agenda" para a investigação científica e para o ensino e a formação?Publication . Alvarez, Teresa; Vieira, Cristina Coimbra; Ostrouch-Kamińska, Joanna
- Igualdade de género e formação de docentes: das políticas públicas às estratégias de intervenção: mudanças e resistênciasPublication . Alvarez, TeresaNo quadro das políticas públicas para a Igualdade entre Mulheres e Homens dirigidas à educação formal, o artigo centra-se na principal estratégia seguida pelo mecanismo nacional para a igualdade (atual CIG) em estreita colaboração com investigadoras/es de diversas instituições de ensino superior, ao longo das últimas décadas. Recordando os principais projetos de intervenção destinados às escolas e de forma especial às e aos docentes dos ensino básico e secundário, bem como profissionais de educação de infância, apresentam-se algumas reflexões e, a partir delas, algumas sugestões que visam mudar os objetivos e as metodologias seguidas na formação de docentes.
- Introdução: história, história das mulheres, história de género: produção e transmissão do conhecimento históricoPublication . Pinto, Teresa; Alvarez, TeresaEste texto sublinha que a história se situa e ressitua historicamente em função do lugar epistemológico que a define, das teorias que a conformam, dos modos de recolha e seleção dos dados empíricos que a sustentam. Enfatiza, ainda, o contributo da História das Mulheres e do Género nos modos de construção e de escrita da História e questiona a difícil e lenta integração desses contributos da produção historiográfica no ensino da História.
- Mulheres e mediaPublication . Magalhães, Sara I.; Alvarez, TeresaColetânea de textos que resultaram no Encontro Mulheres e Media organizada pela Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, no âmbito da iniciativa "Reflexões no Alvito" promovida pela Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres. Integram esta coletânea textos sobre as primeiras mulheres jornalistas na imprensa escrita (de Isabel Ventura), as mulheres e os novos media (de Adriana Delgado), feminismo e espaço virtual (de Noa Wirth-Nogradi) e as representações do 8 de Março na imprensa escrita portuguesa (de Carla Cerqueira). A obra inclui igualmente uma síntese das questões debatidas «durante o Encontro, segundo a lógica que norteou as "Reflexões no Alvito".