Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by Author "Almeida, Fernanda Isabel Ramos Guerreiro de"
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- Literacia ambiental no ensino secundário : o caso da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves - OdemiraPublication . Almeida, Fernanda Isabel Ramos Guerreiro de; Azeiteiro, UlissesO presente trabalho procurou dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental dos alunos do 12º ano do Ensino Secundário, iniciada em duas Escolas Secundárias de Áreas Geográficas distintas daquela onde foi agora ser aplicado. Recorreu-se a uma metodologia de inquérito, por recurso ao questionário escrito já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Os resultados da aplicação deste inquérito permitiram caracterizar a Literacia Ambiental da população inquirida, permitindo a comparação com os resultados obtidos nas seguintes escolas: Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida (ESMGA), em Espinho e Escola Secundária de Santa Maria (ESSM), no concelho de Sintra, analisando-se também a potencialidade da sua implementação generalizada e de forma sistemática a nível nacional. Na situação em estudo, o questionário aplicou-se aos alunos do 12º ano dos cursos Científico Humanístico das áreas Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves (ESDMCG), em Odemira, num total de 50 discentes. Demonstrou-se que para além dos Conhecimentos Escolásticos transmitidos pelo ensino formal, comum a todas as escolas, uma vez que o sistema educativo português assenta em Programas Disciplinares, únicos para cada ano de escolaridade e para todas as escolas, a Literacia Ambiental dos indivíduos depende da possibilidade e disponibilidade para a aquisição de Conhecimento Informal através dos meios comunicação social e da Internet. Demonstrou-se ainda que, para uma boa Literacia Ambiental do indivíduo, as Atitudes pró – ambientais são tão ou mais importantes que os Conhecimentos, independentemente do seu tipo. Concluiu-se que a Literacia Ambiental (LA) e a Educação Ambiental (EA) que a determina são o produto das vivências dos indivíduos, quer na escola, quer no seu dia-a-dia, complementadas pelos conhecimentos transmitidos quer pelo ensino formal, quer informal, a que não podem ser alheios a pré-disposição dos alunos, professores e toda a comunidade educativa. Os resultados desse processo assentam numa dinâmica de escola que exige possibilidades espácio-temporais para o exercício da transdisciplinaridade. Provou-se que a EA não pode nunca ser uma disciplina estanque mas uma finalidade do Projeto Educativo de Escola (PEE), que exige formação dos professores para motivação dos alunos e criação das condições adequadas para a sua implementação.