Mestrado em Gestão da Qualidade | Master's Degree in Quality Management - TMGQ
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Browsing Mestrado em Gestão da Qualidade | Master's Degree in Quality Management - TMGQ by advisor "Pires, Ramos"
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- Sistemas integrados : aplicação às instituições da saúdePublication . Clemente, Carla Gonçalves Pereira; Pires, RamosNa nova abordagem social, as Instituições reforçam a vertente da demonstração de bom desempenho relativamente às relações que estabelecem com as diversas partes interessadas: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, concorrentes, organismos públicos, grupos de interesse e sociedade. A transformação cultural, influencia profundamente o comportamento das Instituições, na medida em que se assumem preocupações estratégicas ao nível da qualidade, meio ambiente, segurança e responsabilidade social. O Sistema de Gestão integrando diversos subsistemas Qualidade, Ambiente,Segurança e Responsabilidade Social, procura conciliar a Cultura Institucional com os princípios éticos, novas tecnologias e novas práticas de gestão para um desempenho sustentável, por forma a tornar a entidade mais flexível, mais organizada e mais eficiente. As Instituições de Saúde têm centrado a qualidade na vertente clínica e/ou técnica, constatando-se que a complexidade e características especificas do Serviço de Saúde associada às novas exigências dos Clientes/Utentes/Cidadãos e à evolução das necessidades da sociedade em matérias de saúde requer para além da qualidade clínica, a eficiência e eficácia destas Organizações no enquadramento de uma politica de gestão sustentável orientada para resultados que proporcionem ganhos em saúde. Neste sentido, denota-se a evolução da gestão hospitalar na adopção de sistemas de Acreditação e Certificação, bem como outros instrumentos de gestão característicos dos contextos empresariais. O principal objectivo desta dissertação consiste em analisar a integração das diversas dimensões da Qualidade e respectivos subsistemas no enquadramento específico das Instituições da Saúde enquanto instrumento de gestão orientado para a Melhoria Contínua da Qualidade dos cuidados de saúde.