MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
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Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by advisor "Almeida, Ana Nunes de"
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- Representação do cuidar em enfermagem : uma visão de professores e estudantesPublication . Neto, Maria Clara Batalha Reis Roquette Viana; Almeida, Ana Nunes deResumo - Reconhecendo a nossa responsabilidade na formação dos futuros enfermeiros e privilegiando uma atitude de interrogação permanente sobre as práticas de cuidados, procurámos compreender a estrutura do cuidar no processo ensino aprendizagem, no intuito de clarificar o seu sentido e significado. Partimos da análise da evolução do pensamento em enfermagem, considerando alguns conceitos, pressupostos e teorias de enfermagem e alguma investigação realizada. Recorremos ainda aos conceitos de representações, identidades sociais e género, no sentido de compreender o comportamento dos actores traduzido sob a forma de lógica de acção. Os objectivos e a problemática sugeriram um estudo de carácter qualitativo, que nos permitiu entrar no universo simbólico a que as representações dos professores e estudantes dizem respeito. A abordagem foi feita através de entrevistas semi-estruturadas em profundidade que fizemos a doze professores (seis homens e seis mulheres) e a doze estudantes (seis homens e seis mulheres) de uma Escola Superior de Enfermagem. O método de análise utilizado foi o preconizado por Jean Watson. O tema central do nosso estudo centra-se assim na – representação do cuidar em enfermagem dos professores e estudantes – resultando da intercepção de três eixos de análise independentes: “o significado e o sentido de cuidar" onde surgem duas categorias, o conceito de enfermagem e o conceito de cuidar que revelam como o cuidar em enfermagem é concebido e vivido pelos professores e estudantes; “a formação e o cuidar" onde surge a categoria processo ensino-aprendizagem, através da qual podemos concluir que o sentido de cuidar se descobre nos aspectos básicos da formação profissional, ou seja, na natureza, finalidade, intencionalidade e identidade que os cuidados assumem na prática, partindo do princípio que é através da experiência que se vai descobrindo esse sentido; e o “género e a enfermagem" onde surge a categoria representação social, decorrente da associação da enfermagem com o género feminino e como esta tem homogeneizado a actividade e a prática dos cuidados ao longo dos tempos. Maria Clara Batalha Reis Roquette Viana Neto As principais conclusões do nosso estudo confirmam que a essência da profissão assenta no cuidar, conceito que funde a acção, o conhecimento e o sentimento. Revela-se assim a importância de fomentar atitudes inerentes ao cuidar, devendo este processo ser desenvolvido no contexto da formação dos futuros enfermeiros e concomitantemente na prática dos cuidados