Gestão | Management
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Gestão | Management by advisor "Almeida, Maria do Rosário"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Do efeito país de origem ao uso da origem Portugal como estratégia de marca : contributo das atitudes dos consumidores portugueses relativamente ao tomate processado e ao azeite nacionaisPublication . Silva, Carlos António Pinheiro Francisco e; Porfírio, José; Almeida, Maria do Rosário
- Influência das práticas de gestão de recursos humanos no desempenho organizacional, estudo do caso no setor bancário angolanoPublication . Gomes, Pedro José Mazissa; Almeida, Maria do Rosário; Oliveira, AmílcarCom a presente investigação qualitativa e quantitativa, pretendemos realizar a revisão bibliográfica e o estudo de caso do setor bancário angolano, com o objetivo de determinar a influência das práticas de gestão de recursos humanos (PGRH) no desempenho organizacional (DO). Foi proposto um modelo teórico conceptual que, no seu conjunto, estabelece relações entre as dimensões de PGRH de Compromisso e Controlo ou Alto desempenho com indicadores do desempenho organizacional (IndDO), nomeadamente: indicadores de Colaborador, Eficiência, Eficácia, Cliente, Produtividade e Rendibilidade. Estudámos também, de forma comparativa, as PGRH entre os bancos angolanos no que toca à existência de diferenças de tratamento entre os agrupamentos funcionais do setor. Metodologicamente, elaborámos um questionário que foi aplicado a 479 colaboradores de bancos comerciais de Angola. Os dados foram analisados utilizando a modelação de equações estruturais. Além disso, aplicámos a anova a um fator, para a análise de diferenças entre PGRH e agrupamentos funcionais. Da análise dos resultados, no que se refere ao modelo final proposto, concluímos que, das 21 relações estudadas, 15 apresentam validade convergente com saturações fatoriais elevadas e significativas (valores absolutos t> 1,96; p<0,05), mas a qualidade de ajustamento do modelo não é a mais desejável, pelo que as conclusões também não são totalmente sustentadas pela verificação dos pressupostos de qualidade do modelo. Em relação à análise com ANOVA, concluímos que as duas hipóteses, VII e VIII, foram confirmadas, verificando-se uma maior influência da instituição bancária nas PGRH de Controlo ou Alto Desempenho efetuadas por cada instituição bancária angolana em comparação com as de Compromisso. Globalmente, podemos concluir, através da investigação efetuada, que as PGRH são cruciais no desempenho das funções pelos colaboradores do setor bancário angolano.
- A influência do e-learning no capital humanoPublication . Mansos, Luís Manuel Santa; Almeida, Maria do Rosário; Oliveira, TeresaNa Europa e nas últimas décadas do Século XX, a emergência da Sociedade de Informação veio impor às organizações a necessidade de que, para além das inovações tecnológicas, haja uma preocupação relativamente aos bens intangíveis como a informação, as novas metodologias de trabalho e o know how (Batista, 2002). Paralelamente a estas inovações, as Instituições de Ensino Superior têm contribuído para a evolução do Capital Humano, como ativo intangível intrínseco ao Homem. Em Portugal e no contexto do Ensino/Formação a Distância parecem continuar a existir, ainda, em algumas instituições, problemas de identificação, e de descriminação das vantagens no que concerne à estrutura aberta e flexível, com o estudante/formando a ter algumas dificuldades em adaptar o seu perfil e interesses profissionais ao tipo de aprendizagem que mais se lhe adequa. O e-learning surge como um método de Ensino/Formação a Distância, só possível com a especificidade dos processos pedagógicos e em complementaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que são estas que lhe dão o suporte necessário à sua concretização. O e-learning ao proporcionar novas formas de comunicação, de interação e de confronto de ideias, permite uma aprendizagem baseada na partilha de saberes, tendo em consideração as experiências e os objetivos profissionais dos formandos. Dentro destes pressupostos, achámos importante fazer uma investigação a partir de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, de modo a percebermos qual o papel e a influência que o e-learning desempenha nos objetivos das organizações académicas em geral e no Capital Humano dos seus Estudantes/Formandos em particular. A partir da questão da investigação foram definidos os objetivos e hipóteses de investigação de modo a que ao ser enunciada uma metodologia esta englobe fatores que foquem os elementos necessários à confirmação, ou não, dos pressupostos enunciados. Foi analisada documentação diversa, criado um questionário e conduzidas entrevistas, de modo a obter e potenciar a informação necessária e suficiente para o efeito. A recolha de dados para posterior análise e os resultados depois de interpretados, permitirão responder aos propósitos expressos desde o início da investigação.
- O marketing de serviços em Portugal : a orientação para o cliente e a noção de serviço na cultura organizacional das PMEPublication . Pereira, João Manuel do Freixo; Almeida, Maria do Rosário; Oliveira, AmílcarÉ inegável o facto de vivermos hoje numa economia predominantemente de serviços, cujo paradigma dominante de oferta de mercado deixa de ter como enfoque os bens e mercadorias para se centrar no produto serviços. Está na base nesta economia de serviços a componente humana e relacional. Atualmente os clientes esperam ser bem tratados, obter melhores serviços, mais rápidos, mais baratos e customizados. Estas novas expectativas dos clientes ajudam de alguma maneira a compreender não só o que significa vender serviços, mas também a estabelecer uma relação entre cultura, pessoas, marketing e fornecimento de serviços. Uma forte cultura de serviços pode contribuir para o sucesso de uma empresa ao estar associada, entre outros fatores, ao aumento de produtividade, maior taxa de retenção dos funcionário e a uma moral mais elevada. A presente tese resulta de uma reflexão sobre a cultura de serviços em Portugal, tendo como principal propósito perceber em que medida uma cultura desta natureza está presente num determinado grupo de PME, e de que forma a mesma é percecionada pelos diversos membros destas organizações. Partindo da questão se existe ou não uma cultura de serviços nas PME, a investigação desenvolve-se com base em três objetivos: a) averiguar se existe uma cultura de serviços percecionada da parte da gestão; b) averiguar se existe da parte de quem presta o serviço (os colaboradores) uma cultura de serviços percecionada; c) verificar se a cultura de serviços percecionada entre quem presta o serviço (colaborador) e quem o fornece (empresa) são congruentes. Ao verificarmos que a cultura de serviços se desenvolve em torno de duas predisposições ou orientações gerais, o serviço e o cliente, que a tornam distinta de outros contextos, admitimos tratar-se de uma cultura fortemente orientada para o serviço ao cliente. Tal pressupõe uma cultura em que estas duas predisposições ou orientações são complementares e indissociáveis. Por conseguinte, o nosso constructo de cultura de serviços e, consequentemente, o mapa conceptual que construímos para que este pudesse ser convenientemente identificado e trabalhado no âmbito do nosso estudo, afigura-se como um conjunto de valores e atributos culturais específicos, que moldam e determinam um conjunto de práticas, comportamentos e procedimentos, estimulantes e orientadores de um clima de predisposição ou de orientação para o serviço ao cliente. A verificação das nossas premissas, a contrastar com as observações que encontrámos na literatura, é levada a cabo através de um estudo exploratório com aplicação de questionário a um grupo alvo de 2357 PME segmentadas e selecionadas com base no seu CAE. Foi igualmente desenvolvida uma escala de cultura de serviços de itens múltiplos. Os dados foram analisados utilizando técnicas de estatística descritiva, tendo sido utilizado na validação e na análise da confiabilidade dos vários construtos e elementos dos instrumentos de escala, o Alpha de Cronbach e a modelação de equações estruturais. (MEE).