Informática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Informática by advisor "Coelho, Helder"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a inovar : contextos virtuais e ambientes inteligentes de aprendizagemPublication . Cardoso, Vitor; Coelho, Helder; Cerveira, AlexandreA comunicação, as suas dificuldades, problemas e consequências sempre foram um calcanhar de Aquiles na Educação a distância como é referido por inúmeros autores. Focar o Ensino a Distância (EaD) na disponibilização de informação e na distribuição de conteúdos, como tem sido a atitude mais generalizada, resolverá alguns problemas práticos das instituições de ensino, mas não resolve um dos problemas clássicos e mais importantes da Educação a distância que é o isolamento dos alunos com todos os efeitos negativos que isso tem na motivação e na desistência dos cursos. Por outro lado, a utilização das NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) e especialmente o uso das plataformas de eLearning trouxe para a Educação a Distância novos problemas associados à sua utilização e nomeadamente a usabilidade. Nesta investigação enfrentámos, entre outros, estes dois grandes desafios do EaD actual, o isolamento dos alunos e a usabilidade dos sistemas e estudámos vias tecnológicas e metodológicas que, privilegiando o diálogo e a comunicação, nos permitam enfrentá-los e contribuam para a sua resolução, com a plena consciência de que as tecnologias e as metodologias ajudam a resolver problemas complexos, mas são ainda assim a parte estática da equação. É à parte dinâmica, aos actores educativos, que cabe incluí-las nas suas estratégias e pô-las em acção nos enquadramentos e momentos mais oportunos. A metodologia Odisseia e a plataforma que desenvolvemos para a suportar e exemplificar, não descurando a importância dos recursos e conteúdos de qualidade (em que também investe muito), procura responder àqueles dois grandes desafios (isolamento e usabilidade) deslocando o foco da educação a distância para a Comunicação e disponibilizando para isso processos de organização do ensino/aprendizagem, metodologias e tecnologias testadas com sucesso nos últimos anos. Descobrimos que para promover a comunicação (formal e informal) e melhorar a usabilidade, do ponto de vista tecnológico, um elemento chave é a integração de um sistema de comunicação síncrona multiutilizador (um Chat, por exemplo) sempre visível na estrutura permanente da interface do sítio para que os utilizadores se possam ―ver‖ e comunicar quando estão ou entram nele, à semelhança do que acontece quando entramos numa sala e vemos de imediato quem lá está. Para além de reduzirem o isolamento do utilizador, os ―outros‖ visitantes tornam-se também num recurso e num precioso sistema de ajuda informal muito mais eficaz e interactivo do que qualquer help system automático. Foi assim possível concretizar uma metodologia geral para os sítios Web educacionais e as plataformas, segundo a qual um sítio educacional deve ser antes de mais um espaço de comunicação e socialização que, paralelamente, também tem os recursos, os conteúdos e os materiais de estudo.