Sociologia da Comunicação
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Browsing Sociologia da Comunicação by advisor "Amaro, Fausto"
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- A decisão editorial em televisão : o caso do telejornal da RTPPublication . Cruz, Carla Isabel Simões dos Santos; Amaro, Fausto; Carmo, HermanoApesar da evolução dos media digitais possibilitar uma partilha de informação mais personalizada, são as Televisões, sobretudo as generalistas, que continuam a deter a primazia na busca de informação de actualidade por parte dos grandes públicos (Buckley, 2008; Colvin, 2007). A informação televisiva antes de se tornar pública, passa por várias fases de concepção (newsmaking) – procura, selecção, redacção e tratamento final – cada uma delas passível de possibilitar contornos simbólicos ao produto noticioso, entendido quer na sua porção mínima – unidade jornalística (notícia) – quer no seu formato global – o jornal. Esta dissertação de Doutoramento centra-se essencialmente na fase da selecção, onde se integra o processo de gatekeeping, um fenómeno de filtragem controlado por sistemas objectivados de regras ou por gatekeepers – neste último caso, há um indivíduo, ou um grupo, que tem o «poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia» (Lewin, 1947:145). Contudo, e porque o processo de decisão editorial é muito mais do que selecionar os itens noticiosos que entram ou são eliminados do processo, analisámos toda a noticiabilidade tornada pública, quer a nível dos conteúdos, como dos aspectos formais que também contribuem para a valoração da informação emitida. Assim, levantámos a nossa questão de pesquisa: “Como é que os editores do Telejornal da RTP percepcionam os constrangimentos valorativos inerentes ao processo de selecção que fazem da factualidade e de que forma são utilizados na construção dos alinhamentos noticiosos?” Para o efeito, adoptámos a observação participante naturalística da tomada de decisão editorial do Telejornal, apoiada por entrevistas etnográficas aos decisores e aos jornalistas e ainda entrevistas semi-estruturadas, apenas aos decisores. Procedemos também à análise de conteúdo do total de notícias (1744) de 62 jornais, emitidos de Segunda a Sexta-feira, entre Janeiro e Março de 2009. Para o efeito, criámos um conjunto de categorias de registo e de unidades de análise para avaliar o ‘sentido’ da informação transmitida. Em termos conclusivos, deparámo-nos com vários factores que exercem ‘forças’ positivas (oportunidades) e/ou negativas (constrangimentos) no processo de decisão noticioso. Este processo está longe de ser linear, e conta eminentemente com influências do sistema social, e da organização. Com esta investigação demonstrámos a pertinência das teorias integracionistas do gatekeeping, que não isolam um único factor de influência, num processo dinâmico como é a tomada de decisão editorial.
- Mass media e imagem corporal : representações e impactos da publicidade da imprensa feminina na imagem corporal das adolescentesPublication . Cunha, Maria João Fonseca Leitão; Costa, Hélder Santos; Amaro, FaustoOs meios de comunicação de massas, enquanto agentes de socialização, destacam a importância do visual, da aparência física e exibem um tipo de corpo magro que é publicitado e que surge como um ideal. Nos últimos anos, a influência dos mass media na imagem corporal tem sido considerada relevante, devido ao crescente desenvolvimento de perturbações alimentares e tem deste modo merecido a atenção de vários estudiosos da comunicação de massas, do corpo, da imagem corporal e das perturbações alimentares. No entanto, o tipo de influência exercida não é consensual. Nesta dissertação propomo-nos pois estudar a influência da publicidade das revistas femininas na imagem corporal das adolescentes. Esta relação complexa é entendida a dois níveis: o dos impactos na audiência, especificamente na auto-avaliação e nos investimentos que fazem na sua imagem; e a nível das representações de corpo feminino na publicidade, para tentar compreender qual o tipo de corpo representado e quais os valores que estão associados. Para o efeito utilizámos um conjunto de várias teorias e uma metodologia ‘mista’: quantitativa e qualitativa. Para estudar os impactos nas audiências aplicámos um inquérito por questionário às adolescentes que frequentam as escolas secundárias públicas do concelho de Sintra; já para estudar as representações de corpo na publicidade, recorremos a análise de conteúdo e semiológica. As principais conclusões deste estudo apontam para a homogeneidade e padronização de um tipo de corpo magro representado na publicidade das revistas femininas, associado a traços positivamente valorizados. Por sua vez, designadamente através de mecanismos de comparação social associados ao consumo das revistas, concluímos que as adolescentes sofrem impactos ao nível da auto-avaliação e dos comportamentos de perda de peso que desenvolvem. Mostramos um papel contingencial mas fundamental do meio de comunicação de massas estudado, num modelo de análise que propomos e que combina aspectos de várias teorias.