Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Educação by advisor "Silva, Ana Cristina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem da noção de número e da resolução de problemas aritméticos na triangulação professor, alunos e manual escolarPublication . Silva, Maria João Rodrigues; Moreira, Darlinda; Silva, Ana CristinaA presente investigação tem como ponto de partida a análise do processo de ensino aprendizagem segundo o modelo de Rezat (2009), que visa compreender a interação entre o conhecimento matemático, o professor, o aluno e o manual escolar. Deste modo, através de entrevistas e da observação de aulas, analisamos as conceções acerca da aprendizagem infantil da Matemática de quatro professores, do 2º ano de escolaridade, as suas práticas pedagógicas desenvolvidas dentro da sala de aula, bem como, o manual escolar adoptado e o desempenho infantil dos seus alunos em relação à aprendizagem da noção de número, das operações aritméticas (adição, subtração e multiplicação) e da resolução de problemas aritméticos. Dos dados recolhidos nesta investigação verificou-se que as conceções procedimentais (Ma, 2009) que os professores participantes apresentavam, influenciavam as suas condutas dentro de sala de aula, designadamente, ao nível das atividades que escolhiam e a forma como apresentavam os conteúdos matemáticos às crianças. O peso que cada professor atribuía ao manual escolar era também determinante para o destaque que o mesmo tinha dentro da sala de aula e a qualidade do mesmo no tipo de exercícios que eram apresentados às crianças. Desta forma, o desempenho das crianças na resolução de problemas aritméticos, das operações aritméticas de adição, subtração e multiplicação e de exercícios que remetiam para a noção de número, foi consonante com as práticas pedagógicas desenvolvido com eles pelos seus professores.