Educação
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Browsing Educação by advisor "Moreira, Darlinda"
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- A aprendizagem da noção de número e da resolução de problemas aritméticos na triangulação professor, alunos e manual escolarPublication . Silva, Maria João Rodrigues; Moreira, Darlinda; Silva, Ana CristinaA presente investigação tem como ponto de partida a análise do processo de ensino aprendizagem segundo o modelo de Rezat (2009), que visa compreender a interação entre o conhecimento matemático, o professor, o aluno e o manual escolar. Deste modo, através de entrevistas e da observação de aulas, analisamos as conceções acerca da aprendizagem infantil da Matemática de quatro professores, do 2º ano de escolaridade, as suas práticas pedagógicas desenvolvidas dentro da sala de aula, bem como, o manual escolar adoptado e o desempenho infantil dos seus alunos em relação à aprendizagem da noção de número, das operações aritméticas (adição, subtração e multiplicação) e da resolução de problemas aritméticos. Dos dados recolhidos nesta investigação verificou-se que as conceções procedimentais (Ma, 2009) que os professores participantes apresentavam, influenciavam as suas condutas dentro de sala de aula, designadamente, ao nível das atividades que escolhiam e a forma como apresentavam os conteúdos matemáticos às crianças. O peso que cada professor atribuía ao manual escolar era também determinante para o destaque que o mesmo tinha dentro da sala de aula e a qualidade do mesmo no tipo de exercícios que eram apresentados às crianças. Desta forma, o desempenho das crianças na resolução de problemas aritméticos, das operações aritméticas de adição, subtração e multiplicação e de exercícios que remetiam para a noção de número, foi consonante com as práticas pedagógicas desenvolvido com eles pelos seus professores.
- Desenvolvimento da literacia estatística : uma abordagem no 3º cicloPublication . Campelos, Sandra; Moreira, DarlindaEste estudo consiste num projeto de intervenção, implementado em três fases e que incidiu sobre os três anos que integram o 3º ciclo do Ensino Básico. Foi delineado com os objetivos de: caracterizar o sentido crítico e o pensamento estatístico dos alunos, face a dados provenientes de diferentes contextos disciplinares e do quotidiano; identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos ao interpretarem e produzirem informação estatística, no final do terceiro ciclo; e fornecer pistas sobre as ferramentas didáticas que poderão ser utilizadas para desenvolver as capacidades de interpretação e comunicação neste domínio. O design da investigação, apoiou-se numa metodologia de design experiments, e teve por base o mesmo grupo de alunos, acompanhados do 7º ao 9º ano de escolaridade, tendo a investigadora assumido também o papel de professora. Na primeira fase, implementaram-se três tarefas que procuraram, sobretudo, detetar potenciais dificuldades ao nível da organização e interpretação de dados fictícios e aplicados ao contexto do quotidiano; na segunda fase, as três tarefas implementadas tiveram, como objetivos principais analisar a capacidade de realização de um estudo estatístico e a capacidade de aplicação da Estatística a diferentes contextos; na terceira fase, as Probabilidades surgem destacadas, no sentido de compreender a literacia estocástica evidenciada pelos alunos. O estudo permite concluir que trabalhos estatísticos favorecendo a interação entre pares se revelam profícuos, assim como a utilização de dados reais, nomeadamente visando outros contextos académicos, o que vai de encontro às ideias de outros investigadores mencionados na contextualização teórica. Ao longo do estudo foram detetadas melhorias significativas ao nível do sentido crítico e do pensamento estatístico dos alunos. Embora ainda persistam algumas insuficiências, quando os dados pertencem a outros contextos académicos, constataram-se melhorias acentuadas ao nível da interpretação em contexto estatístico relacionado com o quotidiano, bem como na performance oral e escrita dos alunos, ao nível da comunicação e argumentação, em situações de debate.