Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE by advisor "Ferreira Júnior, Alfredo Manuel dos Santos"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Design da interface utilizador de uma aplicação para a gestão de reservas na restauração portuguesaPublication . Borges, Isabella Oliveira; Ferreira Júnior, Alfredo Manuel dos SantosA restauração foi certamente uma das áreas mais afetadas durante o período pandémico e muitos restaurantes tiveram que encerrar suas atividades. Verifica-se que mesmo após o fim das restrições há dificuldade em se fazer a gestão das reservas, devido aos cancelamentos ou não comparecimento por parte dos clientes. Para gerir as reservas e eliminar problemas como o elevado tempo de espera, propõe-se o desenho da interface utilizador de uma aplicação de reservas de restaurantes em Portugal. Utilizando as heurísticas de Jakob Nielsen e o SUS (System Usability Scale) como base, este estudo avalia a usabilidade e a experiência do utilizador dos sistemas de reserva disponíveis no mercado. Além disto, faz uma análise detalhada da concorrência e examina as actuais plataformas de reserva no panorama da restauração tradicional, examinando os seus pontos fortes e fracos. Ao centrar-se em pequenos estabelecimentos de matriz familiar, a investigação tem como objetivo descobrir particularidades que combinem com a dinâmica e as expectativas específicas prevalecentes deste tipo de estabelecimento tradicional português. Além do benchmark competitivo foi realizada também uma avaliação heurística, levando ao desenvolvimento de uma interface de utilizador adaptada aos requisitos destes determinados restaurantes, assegurando uma experiência de reserva adequada tanto para os clientes como para os proprietários. Os dados obtidos a partir dos testes realizados evidenciam uma recepção positiva por parte dos utilizadores, destacando a boa usabilidade percebida e indicadores favoráveis, com médias consideradas boas no Sistema de Usabilidade (SUS) no contexto dos restaurantes tradicionais de propriedade familiar em Portugal.
- Diretrizes para avaliação UX de interfaces de realidade virtual aumentadaPublication . Pinho, Inês Pires; Ferreira Júnior, Alfredo Manuel dos SantosA falta de um documento genérico que apoie no processo de avaliação UX para realidade virtual e aumentada torna mais complicada essas mesmas avaliações, visto que por vezes podem ser esquecidos pormenores essenciais para o seu sucesso. Nesta dissertação é proposto um protocolo genérico, criado através da observação de testes, feedback de investigadores, analise de livros e documentos de investigação relevantes, que auxilie no processo de avaliação UX para AR e VR. Este protocolo segue quatro fases diferentes, sendo a primeira a fase de planeamento, seguindo-se pela fase de testes piloto, sessão de testes e finalmente a análise dos resultados. O protocolo recomenda a utilização de alguns documentos tipo e tabelas auxiliares. Nomeadamente, um guião modelo, uma entrevista e questionário tipo, uma checklist de pormenores a não esquecer numa sessão de avaliação e diretrizes para avaliação UX a seguir para uma sessão de avaliação bem-sucedida. Contém ainda material necessário para verificar que métricas usar e como as usar, fazendo ainda recurso a tabelas auxiliares de analise estatística. Este protocolo foi validado através de um questionário feito a investigadores que trabalham no Laboratório JLF (João Lourenço Fernandes) do IST, de onde se conclui que o mesmo é útil, claro e genérico o suficiente para ser aplicado em diferentes contextos de AR e VR, e que apesar de poder usufruir de algumas melhorias no futuro, já pode ser utilizado como documento de apoio para avaliação UX para AR e VR.