Ciências da Educação | Education Sciences
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Browsing Ciências da Educação | Education Sciences by advisor "Barbosa, Luís Marques"
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- A escola como observatório de necessidades educativas de alunos e formativas dos professores : da caracterização dos contextos educativos às cartas de intervenção estratégicaPublication . Freire, José Manuel de Carvalho; Ferreira, Manuela Malheiro; Barbosa, Luís MarquesEm consequência de estudos desenvolvidos no âmbito da “Análise da Acção Educativa”, esta investigação pretende contribuir com algo inovador no quadro das Ciências da Educação, perspectivando uma melhoria das aprendizagens dos alunos e das práticas pedagógicas dos professores. No seu quadro conceptual desenvolveu-se o significado de “Carta de Sinais”, já lançado em sede de dissertação de mestrado, avançando-se agora para o diagnóstico de necessidades educativas dos alunos e formativas dos professores, transportando-nos da caracterização dos contextos educativos para a organização e construção de uma “Carta de Intervenção Estratégica” com medidas curativas a implementar no imediato ou a curto prazo, remediativas para aplicação a médio prazo e preventivas a longo prazo, mas transversais a todo o processo. Este estudo de natureza qualitativa, estudo de caso, segue o paradigma “Investigação-Acção/Formação, sendo o objectivo geral dotar a Escola de instrumentos “Soft” para que se organize, enquanto estrutura “Sensível e Transformacionista”, como Observatório de Diagnóstico de Necessidades Educativas de Alunos e Formativas de Professores. Ao concebermos o ensino como um processo dinâmico onde os alunos aprendam e professores ensinem em clima de alteridade, os objectivos específicos são a construção de instrumentos, que permitam à Escola promover a formação em contexto dos seus professores tornando-os competentes para diagnosticarem as necessidades educativas específicas dos alunos, e a organização de estruturas de renomeação de experiências, que designámos por “Oficinas de Reconfiguração do Conhecimento Mediatizado”. Demonstrou-se a validade do processo “Investigação-Acção/Formação”, enquanto acelerador do processo de investigação e a importância que nele desempenham as “Oficinas de Reconfiguração do Conhecimento Mediatizado”- para os alunos no agilizar compreensivo das aprendizagens e para os professores na explicitação de necessidades latentes de formação, tendo como base a pedagogia de ajuda.