Ciências da Educação | Education Sciences
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Browsing Ciências da Educação | Education Sciences by advisor "Amante, Lúcia"
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- Literacia(as) familiar(es): ambiente, crenças e práticas dos pais e conhecimentos das criançasPublication . Pacheco, Patrícia Riscado de Barros; Amante, Lúcia; Mata, LourdesActualmente, o campo de investigação em literacia familiar é amplo, privilegiando-se uma abordagem holística a multifacetada da temática. Entende-se hoje que as famílias percepcionam a aprendizagem da leitura e escrita de forma muito diferente e que essas ideias influenciam a escolha e o desenvolvimento das suas práticas de literacia familiar. Por outro lado, sabe-se que as crianças quando chegam à escola revelam ideias sobre a leitura e escrita e que estas foram construídas socialmente e culturalmente na família e na interacção com os outros. Com o intuito de explorar o conceito de literacia familiar, pretendemos, num primeiro momento, caracterizar e analisar as relações entre as crenças dos pais sobre a aprendizagem da leitura e escrita dos filhos, as práticas e o ambiente de literacia familiar. Nesta caracterização, analisámos ainda a influência da variável do estatuto sociocultural nas crenças, práticas e ambiente de literacia familiar. Num segundo momento, e partindo da importância que a literacia familiar tem nos conhecimentos de literacia emergente das crianças, analisámos também a relação entre as variáveis parentais (crenças e práticas de literacia), ambiente de literacia familiar e o desenvolvimento dos conhecimentos emergentes de literacia das crianças. Dado que se considera que a literacia emergente é desenvolvida durante os anos pré-escolares, a recolha de dados foi realizada junto de 198 pais e respectivas crianças que frequentavam o último ano do pré-escolar. Em termos globais, os resultados deste estudo apontam para que os pais apresentam uma perspectiva global e eclética da aprendizagem da leitura e escrita, o que nos indica que não existe uma tipologia de pais, mas sim uma variedade de famílias que se podem caracterizar pelas suas crenças, práticas e ambiente(s) de literacia familiar. Salientamos que houve uma predominância das crenças holísticas, mas também uma grande valorização de ideias tecnicistas. Esta abrangência de concepções parece orientar a diversidade de práticas de literacia familiar, onde se evidenciaram as práticas de entretenimento, com destaque para a leitura de histórias, e as práticas de treino. Relativamente à variável estatuto sociocultural verificámos que as diferenças dizem respeito, sobretudo, a nível das crenças tecnicistas e do ambiente de literacia familiar. Constatámos que os pais de estatuto sociocultural baixo apresentaram valores mais elevados nas crenças tecnicistas e que os pais de estatuto sociocultural médio/alto iniciam mais cedo a leitura junto dos filhos e utilizam mais tempo para a leitura e lêem mais histórias, assim como referem ter mais livros em casa e comprar livros com mais regularidade. No que diz respeito aos conhecimentos de literacia emergente das crianças, verificámos que as crianças que conhecem mais histórias infantis revelam mais conhecimentos a nível dos aspectos técnicos da linguagem escrita. As crianças que conhecem menos histórias revelam níveis de conceptualizações da linguagem escrita menos elaborados. A análise dos resultados sobre a relação entre as variáveis parentais (crenças. práticas e ambiente) e os conhecimentos de literacia emergente das crianças não revelou associações significativas. Consideramos que, eventualmente, existem variáveis de natureza motivacional e afectiva relevantes na análise deste tipo de relação.