Comunicação Educacional
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Browsing Comunicação Educacional by advisor "Trindade, Armando Rocha"
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- Formação de professores a distância : experiências brasileirasPublication . Pereira, Eva Waisros; Trindade, Armando RochaEsta tese parte de uma retrospectiva histórica, em que se analisa a situação do Brasil ao longo de quinhentos anos, desde as origens da colonização portuguesa até os nossos dias, enfatizando as transformações ocorridas no decorrer do século XX e as suas repercussões na educação e cultura do País. Ressalta-se o caráter elitista da educação brasileira e as exigências impostas pelo desenvolvimento capitalista, especialmente a partir da década de 30, para a democratização e a modernização da área educacional. Conclui-se que as distorções havidas no nosso desenvolvimento são responsáveis pela crise social e educacional que o País atravessa. Dada à relevância que hoje se atribui à educação como fator de progresso social e econômico, destaca-se a importância do professor nesse contexto, procedendo à uma análise sobre o papel que o mesmo vem desempenhando e a trajetória de sua formação profissional ao longo do tempo. A partir dessas análises, depreende-se que há necessidade de serem introduzidas mudanças substanciais na educação brasileira, o que implica, por sua vez, a adoção de novos rumos para a formação e o trabalho docente. Nesse sentido, focaliza-se a educação a distância como uma das possíveis alternativas para responder às atuais demandas por uma educação mais democrática e de qualidade. O estudo que se desenvolve a esse respeito aponta para as diferentes concepções de educação a distância e as filosofias educacionais a elas subjacentes. A análise de duas experiências brasileiras de formação de professores a distância - LOGUS II e UM SALTO PARA O FUTURO -, apresentadas neste estudo, configuram esses diferentes modelos. Evidencia-se, ainda, a expansão da educação a distância em âmbito mundial, e a sua possibilitada pelo emprego das novas tecnologias, que recomendam a sua institucionalização em maior escala em nosso País, com vistas a contribuir para a solução dos problemas educacionais, que o atual momento histórico está a exigir da Nação brasileira.
- Os professores, os alunos e os computadores : utilização, atitudes e estereótipos face aos computadoresPublication . Mendes, António Quintas; Trindade, Armando RochaNum momento em que os computadores assumem uma importância cada vez maior quer na sociedade em geral, quer no sistema educativo em particular, as questões relativas às atitudes, percepções, estereótipos e representações sociais em geral, adquirem particular relevância para o desenvolvimento das competências exigidas pelas sociedades contemporâneas. É nesse contexto que a presente investigação se debruça sobre os Padrões de Utilização, as Atitudes e os Estereótipos Sociais em tomo da utilização de computadores, quer por parte dos Professores quer por parte dos Estudantes. Para o estudo sobre as Atitudes face aos Computadores foi adoptada e adaptada a "Computer Altitude Scale" de Lloyd e Gressard (1984) cujo processo de validação deu origem a três sub-escalas: Ansiedade face aos Computadores, Interesse por Computadores e Auto-Confiança na Aprendizagem sobre Computadores. Os resultados mostram que os Utilizadores, quando comparados com os Não-Utilizadores, têm níveis mais baixos de Ansiedade e revelam mais Interesse por Computadores bem como maior Auto-Confiança na Aprendizagem sobre computadores. Tomados globalmente, os dados não revelaram diferenças importantes entre Professores e Estudantes. Revelam no entanto diferenças significativas ao nível da variável género sendo que os sujeitos do sexo masculino demonstram, em geral, atitudes mais positivas face aos computadores do que os sujeitos do sexo feminino. Estas diferenças de género surgem também no que diz respeito à frequência de utilização. Para o estudo respeitante aos Estereótipos Sociais sobre os computadores foram utilizadas várias tarefas em que eram apresentadas aos sujeitos figuras neutras que supostamente estavam envolvidas em tarefas de natureza diversificada e com níveis de complexidade diferentes (ex: "inserir dados"; "programar"). Os resultados mostram que quer os Professores quer os Estudantes percepcionam o computador como um domínio essencialmente masculino. Finalmente são discutidas possíveis explicações para as diferenças de género encontradas bem como as implicações pedagógicas deste estudo, nomeadamente estratégias de disseminação dos computadores na família e nas escolas que promovam para ambos os sexos a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso na educação e na sociedade.
- Vozes sobre a televisão no âmbito da educação de pessoas adultas : uma abordagem socioculturalPublication . Aires, Luísa; Trindade, Armando Rocha; Pablos Pons, Juan deA presente investigação emerge do campo epistemológico das Ciências Sociais – mais especificamente dos denominados Estudos Culturais – e fundamenta-se nas teorias de Lev Vygotski e Mikhaïl Bakhtin. A dimensão externa mais visível da perspectiva teórico-metodológica adoptada reside no seu carácter interdisciplinar, integrando propostas oriundas do âmbito da Psicologia, Filosofia, Sociologia, Ciências da Comunicação e Ciências da Educação. No estudo desenvolvido definimos como meta prioritária explorar os contributos da teoria sociocultural para a análise do papel mediador da Televisão nos processos de construção da Identidade Cultural vinculados a contextos específicos de Educação de Pessoas Adultas. Consideramos que os processos sociais e culturais que configuram o quotidiano das sociedades hodiernas produzem-se, sobretudo, como acontecimentos comunicativos mediáticos que interferem não só nas formas de organização social como também nos processos de construção de identidade cultural. Esta dimensão da realidade social constitui um importante repto para as Ciências da Educação, participantes na produção de novos discursos sobre os processos de aprendizagem observados nos diferentes âmbitos da acção humana. A concepção vygotskiana de mediação cognitiva e o papel dos signos – linguísticos e não linguísticos – na criação do pensamento humano associada à perspectiva bakhtiniana de discurso enquanto comunicação, dialogia, voz, género discursivo permitem-nos a abordagem sociocultural da oralidade como manifestação da linguagem nos modos de pensamento humano. Mediante o uso, domínio, privilegiação, reintegração e apropriação de diferentes instrumentos mediadores, os agentes criam outros instrumentos transformando o sentido e a natureza dos primeiros. Neste contexto, definimos como objectivo central da investigação estudar as formas de mediação protagonizadas pela Televisão em geral, e por um programa cultural televisivo, em particular, nos discursos escolares. Para tal, seleccionámos quatro grupos naturais de alunos do Ensino Recorrente pertencentes a diferentes níveis de escolaridade – 1º, 2º e 3º ciclos. A metodologia de recolha e análise de informação adoptada é de natureza qualitativa exploratória. A partir da aplicação da técnica de grupos de discussão e da metodologia microgenética inseridas na dinamização de actividades escolares orientadas pelos temas “A Televisão e o Quotidiano” e “O documentário Senhora Aparecida”, acedemos à exploração da privilegiação e reintegração do papel da Televisão como instrumento mediador nos processos educativos. O contraste teórico de uma proposta metodológica para a análise da mediação sociocultural com base na acção discursiva escolar, a exploração do método de grupos de discussão no estudo da mediação produzida por instrumentos culturais específicos como é o caso da Televisão e a análise de estratégias de resolução de problemas a partir dos discursos produzidos no contexto da aplicação da metodologia microgenética desocultam-nos um conjunto de propostas sobre a importância do diálogo na Educação de Pessoas Adultas, os modos de apropriação de programas de Televisão específicos e o papel dos contextos escolares na articulação de relações semânticas descontextualizadas e contextualizadas nas vozes dos agentes.