Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global | Language Didactics - Multilingualism and Education for Global Citizenship
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global | Language Didactics - Multilingualism and Education for Global Citizenship by advisor "Coutinho, Maria Antónia Diniz Caetano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A cor do silêncio ou o trabalho com o texto poético no ensino secundário: contributos para a construção de um modelo didático dinâmicoPublication . Ruivo, Alexandra Cristina de Faria Maurício; Coutinho, Maria Antónia Diniz CaetanoA presente investigação insere-se no campo da Didática do Português língua materna, centrando-se no trabalho com o texto poético no ensino secundário. Num mundo em constante mudança, cujas alterações sociais se dão rapidamente, o ensino de poesia pode contribuir para o seu entendimento. Enquadrado pelos referenciais curriculares em vigor, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania bem como os perfis profissionais/referenciais de competência, o estudo tem uma vincada componente prática, suportada por um quadro teórico que conjuga o agir didático com o pensamento filosófico. A educação para o pensamento crítico e criativo implica abordagens diferenciadas e inovadoras, em que o pensamento de ordem superior é estimulado. O texto poético caracteriza-se por ser complexo, pelo que se apresentam estratégias de leitura para as quais concorrem a metodologia de Matthew Lipman através do Programa de Filosofia para Crianças (FpC). O estudo levado a cabo assenta no relato de práticas tidas ao longo dos anos com especial incidência no trabalho de leitura do poema Google Maps, do poeta Rui Lage. Percorrendo toda a investigação, bem como o trabalho realizado no passado, ressoa uma questão: como leem poesia os alunos do ensino secundário? Na procura de um entendimento mais profundo da problemática, participaram no estudo uma turma do 9.º ano de escolaridade e uma turma de 12.º ano, com quem se dinamizaram duas sessões de FpC, seguidas da realização da interpretação escrita do poema. A compreensão de leitura de Google Maps foi ainda aplicada a um grupo de alunos do 12.ºano, tendo-se seguido o método tradicional de análise do texto literário com a resposta a um questionário. Na análise dos dados seguiu-se um método misto, conjugando análise estatística com análise de conteúdo.