Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-03"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A cor do silêncio ou o trabalho com o texto poético no ensino secundário: contributos para a construção de um modelo didático dinâmicoPublication . Ruivo, Alexandra Cristina de Faria Maurício; Coutinho, Maria Antónia Diniz CaetanoA presente investigação insere-se no campo da Didática do Português língua materna, centrando-se no trabalho com o texto poético no ensino secundário. Num mundo em constante mudança, cujas alterações sociais se dão rapidamente, o ensino de poesia pode contribuir para o seu entendimento. Enquadrado pelos referenciais curriculares em vigor, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania bem como os perfis profissionais/referenciais de competência, o estudo tem uma vincada componente prática, suportada por um quadro teórico que conjuga o agir didático com o pensamento filosófico. A educação para o pensamento crítico e criativo implica abordagens diferenciadas e inovadoras, em que o pensamento de ordem superior é estimulado. O texto poético caracteriza-se por ser complexo, pelo que se apresentam estratégias de leitura para as quais concorrem a metodologia de Matthew Lipman através do Programa de Filosofia para Crianças (FpC). O estudo levado a cabo assenta no relato de práticas tidas ao longo dos anos com especial incidência no trabalho de leitura do poema Google Maps, do poeta Rui Lage. Percorrendo toda a investigação, bem como o trabalho realizado no passado, ressoa uma questão: como leem poesia os alunos do ensino secundário? Na procura de um entendimento mais profundo da problemática, participaram no estudo uma turma do 9.º ano de escolaridade e uma turma de 12.º ano, com quem se dinamizaram duas sessões de FpC, seguidas da realização da interpretação escrita do poema. A compreensão de leitura de Google Maps foi ainda aplicada a um grupo de alunos do 12.ºano, tendo-se seguido o método tradicional de análise do texto literário com a resposta a um questionário. Na análise dos dados seguiu-se um método misto, conjugando análise estatística com análise de conteúdo.
- Mummification in the Mesolithic: new approaches to old photo documentation reveal previously unknown mortuary practices in the Sado Valley, PortugalPublication . Peyroteo-Stjerna, Rita; Stutz, Liv Nilsson; Mickleburgh, Hayley; Cardoso, João LuísRecently rediscovered photographs of the remains of thirteen individuals buried in the Sado Valley Mesolithic shell middens of Poças de S. Bento and Arapouco, excavated in 1960 and 1962, show the potential of revisiting excavation archives with new methods. The analysis, which applies the principles of archaeothanatology and is enriched by experimental taphonomic research, confirmed details concerning the treatment of the dead body and provided new insights into the use of burial spaces. Some bodies may have been mummified prior to burial, a phenomenon possibly linked to their curation and transport, highlighting the significance of both the body and the burial place in Mesolithic south-western Portugal.