Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global | Language Didactics - Multilingualism and Education for Global Citizenship
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global | Language Didactics - Multilingualism and Education for Global Citizenship by advisor "Correia, Susana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicosPublication . Caeiro, Pedro Miguel Branco; Correia, SusanaOs materiais autênticos revestem-se de grande importância no ensino de uma língua não materna para fins específicos, uma vez que replicam situações da vida real e, se o estudante conseguir compreender e produzir textos escritos e/ou orais da sua área profissional, as suas necessidades têm uma maior probabilidade de serem supridas. No entanto, a utilização de materiais autênticos, mais ou menos adaptados, nem sempre é fácil de concretizar no ensino de uma língua não materna para fins específicos, especialmente em níveis de proficiência iniciais, dadas as limitadas competências de compreensão oral ou escrita dos estudantes. Nesta tese, será ainda abordada a importância da elaboração de materiais baseados em tarefas na aprendizagem de uma língua para fins específicos e da autenticidade na elaboração dos materiais didáticos, como forma de motivar e preparar os estudantes para o uso da língua no desempenho das suas funções profissionais. Finalmente, é discutido o uso de materiais autênticos nos níveis iniciais de aprendizagem de uma língua e as adaptações a que esses materiais têm de ser submetidos para que a sua utilização seja possível. A vertente empírica desta tese consistiu na aplicação de questionários a estudantes e professores dos cursos de língua não materna para fins específicos de nível A1 lecionados pelo Instituto Português do Oriente, em Macau, de forma a conhecer a sua opinião acerca da autenticidade dos materiais didáticos utilizados e a sua eficácia no processo de aprendizagem. Foi ainda disponibilizado um questionário a outros professores de português língua não materna, com o propósito de saber se e como estes produzem materiais didáticos autênticos. Os resultados destes questionários demonstram que é possível utilizar, com eficácia, materiais autênticos no nível A1, desde que devidamente adaptados, e também a concordância de estudantes e professores acerca da maior eficácia do uso de materiais autênticos. A partir destes resultados, são feitas recomendações acerca do uso de materiais autênticos no ensino uma língua não materna para fins específicos.