Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-25"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Integração europeia: impacto do desenvolvimento socioeconómico da Ilha do PicoPublication . Lopes, Álvaro David Calado Batista Cabral; Fontes, JoséA presente dissertação insere-se no tema da integração europeia no contexto das regiões ultraperiféricas, com o estudo de caso a ser aplicado de forma genérica ao impacto no desenvolvimento socioeconómico na RAA e com o foco a centrar-se particularmente na Ilha do Pico. De modo analisarmos o impacto da integração europeia na Ilha do Pico, existiu a necessidade de a estudar mediante duas variáveis, a económica e a sociocultural, e em dois períodos diferentes: o pós-integração e o pré integração que inclui o período da constituição da Autonomia Açoriana e do 25 de abril de 1974. Até ao 25 abril de 1974, cerca 12 anos antes da adesão de Portugal à CEE, a Ilha do Pico vivia de forma rudimentar e com discrepâncias enormes de acessibilidades e de infraestruturas sociais quando comparada com as Ilhas denominadas de “Capitais Distrito” (Faial, São Miguel e Terceira). O aumento dos parques escolares, as acessibilidades aéreas, as melhorias nas acessibilidades terrestres, o crescimento do investimento privado, as criações de emprego em substituição da agricultura de subsistência, entre tantas outras condições, surgiram apenas após o sucesso do 25 de abril de 1974. Com a adesão à CEE, alguns dos investimentos que até então eram impossíveis de se concretizar, tornaram-se possíveis. No segundo quadrante, é também importante estudar o impacto sociodemográfico na Ilha do Pico, e quais os efeitos sentidos junto dos vários setores de atividade. A criação de novos empregos, o acesso aos fundos comunitários e o incremento do setor do turismo tiveram de ser estudados para compreender se a Integração Europeia foi suficiente para implementar uma melhoria na qualidade de vida dos habitantes e para a sustentabilidade sociodemográfica da ilha do Pico. O paradigma da integração europeia e o impacto socioeconómico nas regiões ultraperiféricas tem sido, desde a sua constituição, um processo “conflituoso” e gerador de múltiplas opiniões, sendo por isso mesmo bastante útil a utilização de dados estatísticos e de índices de desenvolvimento humano e económico, para que de forma consolidada, se possa obter conclusões cientificas à problemática estudada, esperando-se assim, poder dar um contributo para a compreensão da integração europeia no contexto das realidades das Regiões Ultraperiféricas, mas mais precisamente, dos Açores e da Ilha do Pico.
- Emissão Nº 193. A bazuca europeiaPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Branco, MauroNeste programa, Camilo Lourenço, licenciado em direito económico e comentador, fala sobre a "bazuca europeia", nome dado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). PRR é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.
- Two-phase nutrient recovery from livestock wastewaters combining novel membrane technologiesPublication . González-García, Isabel; Oliveira, Verónica; Molinuevo-Salces, Beatriz; García-González, María Cruz; Ferreira, Célia; Riaño, BertaThe application of new technologies in the agro-industrial sector is needed to close the loop of the nutrient cycle in the food chain. The aim of this work is to study the feasibility of the combination of two nutrient recovery technologies. In a first step, the novel gas-permeable membrane technology recovers N from the wastewater as an ammonium sulfate solution (a bio-based fertilizer). Secondly, the electrodialytic process recovers P, as an electrolyte solution, from which P can then be precipitated as struvite (a slow-release fertilizer). The process was tested in two different livestock wastewaters: swine manure (SM) and anaerobically digested SM (digestate). Recovery efficiencies for N were 53% for SM and 92% for digestate; for P the efficiencies were 100% and 74% for SM and digestate, respectively. The results showed a great potential of combining these novel membrane technologies in livestock wastewaters, promoting the sustainability of the sector in the realm of the bioeconomy.
- O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicosPublication . Caeiro, Pedro Miguel Branco; Correia, SusanaOs materiais autênticos revestem-se de grande importância no ensino de uma língua não materna para fins específicos, uma vez que replicam situações da vida real e, se o estudante conseguir compreender e produzir textos escritos e/ou orais da sua área profissional, as suas necessidades têm uma maior probabilidade de serem supridas. No entanto, a utilização de materiais autênticos, mais ou menos adaptados, nem sempre é fácil de concretizar no ensino de uma língua não materna para fins específicos, especialmente em níveis de proficiência iniciais, dadas as limitadas competências de compreensão oral ou escrita dos estudantes. Nesta tese, será ainda abordada a importância da elaboração de materiais baseados em tarefas na aprendizagem de uma língua para fins específicos e da autenticidade na elaboração dos materiais didáticos, como forma de motivar e preparar os estudantes para o uso da língua no desempenho das suas funções profissionais. Finalmente, é discutido o uso de materiais autênticos nos níveis iniciais de aprendizagem de uma língua e as adaptações a que esses materiais têm de ser submetidos para que a sua utilização seja possível. A vertente empírica desta tese consistiu na aplicação de questionários a estudantes e professores dos cursos de língua não materna para fins específicos de nível A1 lecionados pelo Instituto Português do Oriente, em Macau, de forma a conhecer a sua opinião acerca da autenticidade dos materiais didáticos utilizados e a sua eficácia no processo de aprendizagem. Foi ainda disponibilizado um questionário a outros professores de português língua não materna, com o propósito de saber se e como estes produzem materiais didáticos autênticos. Os resultados destes questionários demonstram que é possível utilizar, com eficácia, materiais autênticos no nível A1, desde que devidamente adaptados, e também a concordância de estudantes e professores acerca da maior eficácia do uso de materiais autênticos. A partir destes resultados, são feitas recomendações acerca do uso de materiais autênticos no ensino uma língua não materna para fins específicos.
- Sustainable use of wood in wine spirit productionPublication . Canas, Sara; Caldeira, Ilda; Fernandes, Tiago; Anjos, Ofélia; Belchior, António Pedro; Catarino, SofiaA comprehensive overview of the sustainability of wood-based technologies for the production of high-quality and differentiated wine spirits, and the research carried out in this field is provided in this chapter. Barrels are actively involved in the wine spirit's composition and sensory changes due to the transfer of oxygen, and extractive compounds from wood to the beverage. The key physicochemical phenomena and determining factors at the aging stage are illustrated with regard to the sustainable use of wood both in barrels and through innovative technologies for wine spirit's aging. A broad perspective is offered to readers on the fair and sustainable use and reuse of wood, the circular economy and its relationship with cooperage efficiency, including responsible relations/commitments in the entire value chain (from the forest to the aged wine spirit).