Mestrado em Estatística, Matemática e Computação | Master's Degree in Statistics, Mathematics and Computation - TMEMC
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Browsing Mestrado em Estatística, Matemática e Computação | Master's Degree in Statistics, Mathematics and Computation - TMEMC by advisor "Carolino, Elisabete Teresa M. Almeida"
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- Modelação estatística aplicada a admissão dos estudantes na Universidade de São Tomé e PríncipePublication . Nascimento, Wadiley Sousa do; Carolino, Elisabete Teresa M. Almeida; Ramos, Maria do RosárioO presente estudo investiga alguns fatores que influenciam a admissão de estudantes na Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) por meio da aplicação de técnicas avançadas de análise estatística, de forma a proporcionar insights que possam conduzir a melhorias nas práticas de selecção e a formulação de políticas mais inclusivas. Dada a heterogeneidade das disciplinas que compõem os cursos do ensino secundário, esta análise contemplou duas situações distintas: uma para os alunos de Letras (História como nuclear) e outra para os alunos de Ciências (Matemática como nuclear). Os resultados revelaram que variáveis como a idade, género, notas em disciplinas específicas (Biologia, Física/Química, Língua Portuguesa, Matemática, História, Direito, Psicologia/Sociologia), e a escola de origem dos candidatos possuem efeitos estatisticamente significativos tanto na média final do ensino secundário quanto na probabilidade de admissão em diferentes departamentos da universidade. A análise indicou que mais de 75% da variação na média do ensino secundário pode ser explicada pelas variáveis incluídas no modelo de Regressão Linear Múltipla. Com base nos dados do período em estudo, verificou-se que no grupo dos alunos admitidos em cursos de Ciências a média final diminui em média 0,211 pontos com o aumento da idade e que, inversamente, a média final dos alunos dos cursos de Letras aumenta 0,009 pontos, em média, com o aumento da idade. A Regressão Logística Multinomial mostrou que os modelos que incorporaram as variáveis idade, média final do 12º ano, notas em Matemática, Língua Portuguesa, História, Direito, Física/Química, Sociologia/Psicologia, género, residência e as escolas onde os estudantes concluíram o ensino secundário contribuem significativamente para a discriminação dos cursos afetos aos departamentos da USTP. Igualmente, mostrou que a probabilidade de inscrição em determinados cursos diminui ou aumenta significativamente com base nas variáveis analisadas. O estudo realizado mostrou que a modelação estatística é uma ferramenta eficaz para compreender e melhorar o processo de admissão na USTP, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões e contribuindo para a formação de um corpo discente mais diversificado e talentoso. Além disso, os modelos revelaram que mais 60% dos estudantes matricularam-se nos cursos afetos aos departamentos onde as probabilidades de admissão eram mais altas.