Ciências e Tecnologia Web
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Browsing Ciências e Tecnologia Web by advisor "Rocha, Tânia"
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- Acessibilidade dos conteúdos educacionais online na perspectiva da experiência do aluno cegoPublication . Lisboa, Isolda Veronese Moniz Vianna; Rocha, Tânia; Barroso, JoãoA educação a distância proporciona acesso a conteúdos educativos de forma assíncrona, síncrona e livre de barreiras geográficas, permitindo que um grande número de pessoas, que de outra forma não poderiam estudar, deem continuidade à sua vida acadêmica. O acesso, no entanto, deve ser oferecido a todas as pessoas de forma igualitária – independentemente das suas capacidades e habilidades - e não limitado ao nível instrumental, proporcionando um modelo de qualidade dinâmico que atenda as necessidades do aluno usuário. As plataformas de e-Learning têm o potencial para melhorar a qualidade do aprendizado e aumentar o acesso à educação desde que estejam atentas às necessidades dos diversos tipos de usuários. Perceber a possibilidade de contribuir investigando a experiência do usuário cego na sua interação com conteúdos educacionais online foi um dos motivos que motivou esta pesquisa. Este estudo pretendeu pesquisar o perfil de acessibilidade dos conteúdos dos sites educacionais à distância – eLearning - das instituições de ensino a distânciabrasileiras na perspectiva da experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais online. A experiência do usuário aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais nas plataformas de e-Learning é positiva? Há limitações que se apresentam para que ele atinja seus objetivos e tenha suas necessidades preenchidas? Usamos para a obtenção dos dados questionários qualitativos e quantitativos online. Efetuamos uma avaliação UX global de forma a apresentar uma perspectiva, a mais completa que nos seja possível dentro desse universo, sobre a real experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais - e-Learning - nas instituições avaliadas. Identificamos dificuldades vivenciadas pelo aluno cego na sua interação e propusemos linhas de orientação caminhos para proporcionar uma experiência positiva e de qualidade. Ainda, identificamos a necessidade de uma maior conscientização daqueles envolvidos na educação a distância sobre tais dificuldades e desenvolvemos uma ferramenta, no formato de quiz, para este fim, a ser amplamente divulgada para este público.
- Um modelo de valor de entrega de informação aplicado ao governo eletrónicoPublication . Monteiro, J. A.; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Rocha, TâniaO governo eletrónico como uma área de estudos da ciência e tecnologia Web, explora o potencial das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para aproximar os cidadãos das áreas da governação. O crescimento da sua utilização, a par das constantes transformações tecnológicas, justifica a importância do seu estudo, nomeadamente, nas componentes mais visíveis para o utilizador, os sítios e as aplicações Web. Assim, importa perceber de que modo um modelo de valor de entrega de informação poderá conduzir a um aumento substancial na perceção da acessibilidade e na perceção da qualidade da informação disponibilizada, no contexto do governo eletrónico. A presente investigação caracteriza-se como um estudo exploratório, onde foi adotado o paradigma interpretativo/construtivista. A abordagem metodológica da investigação enquadra-se em quatro partes: (i) revisão da literatura; (ii) realização de entrevistas semiestruturadas através do método de grupos de conveniência; (iii) análise dos contributos dos participantes através do método de análise temática; (iv) concetualização de um Modelo de Valor de entrega de informação. Os resultados obtidos através dos instrumentos de recolha e análise de dados sugerem que o utilizador é um ativo na avaliação dos sítios de governo eletrónico. O contributo do utilizador estabelece-se através dos atributos centrados nos domínios da acessibilidade, usabilidade, experiência do utilizador para avaliar a qualidade dos sítios Web de governo eletrónico. A avaliação do utilizador parte da sua referência de valor. Como síntese desta investigação, considera-se que um modelo de valor de entrega de informação poderá influenciar o processo de desenvolvimento de aplicações e de sítios Web, aumentando a qualidade na perceção e na acessibilidade da informação a entregar ao utilizador.