DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
Permanent URI for this community
Browse
Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by advisor "Abrantes, Pedro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Apoio tutorial específico: um caminho para o sucesso educativo?Publication . Ferreira, Andreia Raposo; Abrantes, PedroNo quadro atual de políticas educativas, o Apoio Tutorial Específico (ATE) surge como uma medida de combate ao abandono escolar precoce e de promoção do sucesso educativo, pelo que o estudo Apoio Tutorial Específico: um caminho para o sucesso educativo? tem como objetivo compreender o respetivo processo de implementação e de que forma o mesmo contribui para a melhoria da qualidade da escola e, paralelamente, para o sucesso educativo. Para o efeito, foram analisados os principais fatores de insucesso escolar/educativo, assim como as principais medidas de política educativa implementadas no nosso país para o debelar, das quais destacámos o objeto do nosso estudo. De forma a melhor compreendermos todo o processo que envolve a implementação desta medida, adotámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista, suportando-nos em dados qualitativos e quantitativos. Para o seu desenvolvimento realizámos a análise documental ao Projeto Educativo da escola onde o estudo foi realizado e procedemos à elaboração, testagem e aplicação de dois questionários destinados a diretores de turma e a alunos que beneficiaram de ATE. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada ao Diretor da escola e um focus group com os professores que se encontravam na altura do estudo a exercer a função de professores tutores. Os resultados do estudo revelam que a equipa de ATE, composta por uma coordenadora, professores tutores, uma psicóloga, uma professora da Educação Especial e uma assistente operacional, tem desenvolvido ações promotoras de uma maior colaboração entre professores e vários outros agentes educativos, provocando, ao longo do tempo, mudanças na cultura da escola, tornando-a muito mais colaborativa.
- Desafios e potencialidades na (re)construção da cultura organizacional em escolas resultantes de fusão: estudo de caso em duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAMPublication . Henriques, Cláudia Sofia da Silva de Freitas; Abrantes, PedroAs mudanças decorrentes da reconfiguração da rede escolar na Região Autónoma da Madeira, que têm vindo a acontecer nas últimas décadas, e que se têm traduzido na criação, fusão, extinção ou reestruturação de estabelecimentos de educação ou de ensino, impõem às diferentes comunidades escolares implicadas a (re)construção da sua cultura organizacional. Neste sentido, este estudo tem como principal propósito conhecer os desafios e potencialidades que emergem deste processo em escolas fusionadas, na perceção dos seus docentes. A investigação envolveu duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM que resultaram de uma fusão com outras escolas, ocorrida num período entre seis e dez anos. Trata-se, assim, de um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório, assente numa abordagem metodológica mista, combinando as técnicas quantitativas, com base na aplicação de um questionário aos docentes, e as técnicas qualitativas, por meio da realização de entrevistas às direções das respetivas escolas. Os dados foram tratados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram perceber que a fusão entre estas escolas não foi impactante em termos de práticas e rotinas profissionais e possibilitaram caraterizar a cultura organizacional das duas escolas, marcada pelo equilíbrio entre a conformidade e a inovação, assim como moderadamente adaptável à mudança. Foi possível identificar os desafios e as potencialidades na (re)construção da cultura organizacional, compreender o papel das lideranças na gestão da mudança, assim como identificar as práticas que os docentes privilegiam para fomentar as potencialidades e superar os desafios que daqui advêm.
- Liderança escolar e inclusão: rumo a uma escola mais diversificadaPublication . Reis, Sónia da Conceição Afonso dos; Abrantes, PedroPartindo da massificação e democratização da educação, questiona-se o suporte que as lideranças poderão proporcionar perante a diversidade encontrada nos contextos educativos, analisando as perspetivas dos professores relativamente aos conceitos de inclusão e aplicação do decreto-lei nº. 54 de 2018, assim como o suporte por parte da equipa multidisciplinar de apoio e da direção da respetiva unidade orgânica relativamente ao processo de inclusão. Apresenta-se uma breve revisão de estudos internacionais sobre a equidade e inclusão, realçando a emergência de ajuste de práticas educativas que contemplem respostas diferenciadas e personalizadas. Para atender a essa diversidade, permitindo a todos realizar aprendizagens, a diferenciação curricular no seio da criação de uma real comunidade de aprendizagem afigura-se como um recurso a priorizar. Analisam-se alguns indicadores portugueses que apontam no sentido da necessidade de monitorizar a implementação do regime jurídico de apoio à educação inclusivo e delineiam-se perspetivas de ação orientadas para responder à heterogeneidade presentes nas salas de aula, concretamente focando a formação de professores e as práticas em equipa educativa como elementos essenciais para uma resposta educativa de sucesso assente numa comunidade inclusiva.
- Movimento de população em situação de rua no Brasil: um processo de ruptura da invisibilidade social e de resistência contra hegemônicaPublication . Tojal, Ana Lúcia Soares; Abrantes, Pedro; Lechner, ElsaO estudo situa-se entre os fenômenos da globalização que estão diretamente relacionados ao processo de mundialização do capital e seus rebatimentos no aprofundamento das desigualdades sociais, tendo como recorte epistemológico o Movimento Nacional de População de Rua no Brasil e sua potencialidade para romper com a invisibilidade social e estabelecer articulações translocais. Tem a intencionalidade de trazer para os estudos globais, as estratégias de resistência que estão se desenhando por esse grupo populacional, a reivindicação da emancipação social, a complexidade que envolve o fenômeno e os desafios face à exclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas e observação participante no trabalho de campo. A análise dos resultados da pesquisa aponta para um processo organizativo que se caracteriza como um movimento da “globalização contra hegemônica”, com seus reflexos e influências que superam as fronteiras nacionais.