Relações Interculturais | Intercultural Relations
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Relações Interculturais | Intercultural Relations by advisor "Albuquerque, Rosana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A formação continuada de professores(as) da educação rural: da Escola Ativa à Escola da Terra (2009 a 2014)Publication . Melo, Maria Guiomar de; Moreira, Darlinda; Albuquerque, RosanaA tese versa sobre a formação continuada de professores(as) da educação rural e indígena mediante o Programa Escola Ativa e a acção da Escola da Terra, que decorrem de incentivos do Ministério da Educação; e averigua os efeitos desse aprimoramento ao ministrar disciplinas correlatas ao saber tradicional (etnociência, etno-história, etnomatemática etc.) para docentes e gestores das escolas de aldeias Pemon (Makuxi e Taurepang) e Wapixana na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela. As qualificações das instituições académicas públicas visavam ampliar habilidades metodológicas à escolarização a classes multisseriadas da alfabetização à literacia. Parcela dessas instituições não compartilhava o programa, mas considerava opção a maximizar o fortalecimento da escolarização. Tal atitude possibilitou arquitetar a acção da Escola da Terra numa atuação conjunta aos movimentos sociais rurais a partir de 2013. Essas iniciativas governamentais se tornaram renovadoras num país com seis biomas e imensa diversidade cultural ao representar meio a equilibrar a adversidade sociopolítica à escolarização dessa população. Portanto, averigou os procedimentos decorrentes dessas medidas educacionais ao expor, desde a introdução, a fundamentação do tema, o enquadramento teórico e a pesquisa de terreno realizada em anos anteriores em atividade laboral, e deu sequência ao tratar de um breve histórico educacional com ênfase da catequese à escolarização indígena, do ordenamento jurídico à educação, essencial aos fundamentos das metodologias à formação pedagógica, a educação informar versus formar diante do perspetivismo ameríndio do circum-Roraima e a escolarização nesse contexto social. Por fim apresenta o epílogo quando teceu a prospetiva e a conclusão desta investigação.