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- A formação continuada de professores(as) da educação rural: da Escola Ativa à Escola da Terra (2009 a 2014)Publication . Melo, Maria Guiomar de; Moreira, Darlinda; Albuquerque, RosanaA tese versa sobre a formação continuada de professores(as) da educação rural e indígena mediante o Programa Escola Ativa e a acção da Escola da Terra, que decorrem de incentivos do Ministério da Educação; e averigua os efeitos desse aprimoramento ao ministrar disciplinas correlatas ao saber tradicional (etnociência, etno-história, etnomatemática etc.) para docentes e gestores das escolas de aldeias Pemon (Makuxi e Taurepang) e Wapixana na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela. As qualificações das instituições académicas públicas visavam ampliar habilidades metodológicas à escolarização a classes multisseriadas da alfabetização à literacia. Parcela dessas instituições não compartilhava o programa, mas considerava opção a maximizar o fortalecimento da escolarização. Tal atitude possibilitou arquitetar a acção da Escola da Terra numa atuação conjunta aos movimentos sociais rurais a partir de 2013. Essas iniciativas governamentais se tornaram renovadoras num país com seis biomas e imensa diversidade cultural ao representar meio a equilibrar a adversidade sociopolítica à escolarização dessa população. Portanto, averigou os procedimentos decorrentes dessas medidas educacionais ao expor, desde a introdução, a fundamentação do tema, o enquadramento teórico e a pesquisa de terreno realizada em anos anteriores em atividade laboral, e deu sequência ao tratar de um breve histórico educacional com ênfase da catequese à escolarização indígena, do ordenamento jurídico à educação, essencial aos fundamentos das metodologias à formação pedagógica, a educação informar versus formar diante do perspetivismo ameríndio do circum-Roraima e a escolarização nesse contexto social. Por fim apresenta o epílogo quando teceu a prospetiva e a conclusão desta investigação.
- Fatores impulsionadores da transformação digital nas empresas do setor imobiliário do concelho do Funchal: implicações práticasPublication . Ferreira, Cláudia Rubina Pereira; Porfírio, José; Carrilho, TiagoO desenvolvimento tecnológico está a mudar a nossa realidade de forma irreversível. A atual realidade empresarial é caraterizada por uma esfera organizacional de rápidas e constantes modificações, sendo algumas das variáveis controláveis, e outras não. Fatores como a globalização, o desenvolvimento tecnológico e a crescente ênfase no conhecimento, geraram na sociedade e nas organizações uma maior necessidade de adaptação e resiliência às mudanças. Neste sentido, a transformação digital (TD) passa a estar no topo das preocupações das empresas, traduzindo-se numa ferramenta de extrema importância para estas. Deste ponto de vista, a aposta na transformação digital passou a ser uma questão de sobrevivência. O presente estudo incide sob o setor da mediação imobiliária. Como iremos demonstrar, este setor, devido à sua natureza tradicional, foi um dos setores que durante muito tempo foi quase imune à transformação digital. No entanto, atualmente, mostra sinais de um avanço progressivo para a digitalização. O propósito do presente estudo consiste em identificar os principais drivers/potencializares da TD nas organizações do concelho do Funchal, ou seja, verificar quais são os principais fatores ou variáveis que impulsionam a TD. A metodologia de análise tem por base um estudo qualitativo, suportado na aplicação de um questionário a uma amostra de 33 organizações obtidas por conveniência, do concelho do Funchal. Os resultados alcançados revelam que são diversos os fatores que impulsionam as empresas de mediação imobiliária a desenvolver o processo de TD, dada a crescente competitividade, instabilidade e imprevisibilidade do setor. Os resultados demonstram ainda que a transformação digital nas empresas do ramo imobiliário do Funchal são uma prioridade, embora ainda estejamos perante alguma falta de literacia digital por parte dos colaboradores, que dificultam uma mudança de paradigma no seu desenvolvimento. Os principais potenciadores identificados foram a procura de eficácia e eficiência, a exigência dos clientes e do meio organizacional e constante desenvolvimento tecnológico. A transformação digital promete melhorias no desempenho organizacional, nomeadamente na sua produtividade, eficiência, redução de custos e ainda proporcionar novas oportunidades de mercado. Apesar destes pontos fortes, foram identificados como principais inibidores da transformação digital a falta de recursos capacitados, a falta de compreensão do conceito e benefícios da TD, os custos associados, a falta de parcerias e a falta de recursos tecnológicos Em suma, a transformação digital das empresas de mediação imobiliária no concelho do Funchal é uma realidade emergente, sendo a cada dia que passa necessário adaptar o negócio às necessidades dos clientes, por sua vez cada vez mais exigentes.
- Utilização da realidade virtual/mista para avaliação do impacte do contexto na perceção dos produtos alimentaresPublication . Ribeiro, José Carlos; Moura, Ana Pinto deÂmbito: Comunicação apresentada no âmbito do Webinar: Seminários MCCA, unidade curricular 22311 - Seminários de Orientação em Ciências do Consumo Alimentar, Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, ano letivo 2023/24, recorrendo-se às ferramentas de comunicação síncrona Colibri, com vista à promoção e familiarização de diferentes tópicos das ciências do consumo alimentar.
- O conceito de soberania clássica no contexto da União Europeia: o debate entre funcionalismo, transacionalismo, federalismo e inter-governamentalismoPublication . Corrêa, Benjamin; Dix, SteffenA União Europeia, desde a sua criação, tem sido um ponto focal para debates sobre os limites, transformações e reinterpretações da soberania estatal num mundo em rápida globalização. Várias teorias centradas no processo de integração da União Europeia procuraram explicar a sua natureza. Esta dissertação aprofunda a complexa relação entre a noção tradicional de soberania e os enquadramentos teóricos do funcionalismo, transacionalismo, federalismo e intergovernamentalismo, conforme se manifestam na evolução histórica e institucional da União Europeia. Mergulhando na trajetória histórica do grupamento, contrapomos seus marcos com os princípios fundamentais de cada teoria para iluminar as convergências e divergências que marcaram sua jornada. Embarcamos numa análise compreensiva da complexa relação entre o conceito de soberania e as teorias predominantes de funcionalismo, transacionalismo, federalismo e intergovernamentalismo, no contexto da formação e evolução da União Europeia. A nossa análise revela que, enquanto cada teoria oferece perspetivas únicas sobre várias facetas do desenvolvimento da UE, nenhuma consegue encapsular completamente a complexidade da sua governança e estrutura. Argumentamos que a noção tradicional de soberania está a sofrer uma metamorfose, tornando-se cada vez mais inadequada para delinear a relação matizada entre os Estadosmembros e a entidade supranacional que é a União Europeia. À medida que o grupamento continua a evoluir, uma reconceitualização da soberania surge como imperativa, uma que abrace a natureza multifacetada, estratificada e dinâmica da governança dentro desta entidade política única. Este trabalho não só procura contribuir para o discurso académico sobre o processo de integração europeia, mas também busca abrir caminho para a reimaginação da soberania num mundo cada vez mais interconectado e interdependente.