Educação e Interculturalidade
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Browsing Educação e Interculturalidade by advisor "Andrade, Maria Filomena"
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- O ensino e a aprendizagem de ciências na educação do campo: desafios e possibilidadesPublication . Barros, Ivaldete Tijolin; Andrade, Maria FilomenaA presente pesquisa teve como objetivo analisar se o ensino de ciências na Educação do Campo relaciona o processo de ensino e aprendizagem de ciências à cultura local, aos saberes e fatos do cotidiano dos educandos, de forma que seja atribuído sentido aos conteúdos ministrados nas aulas. A mesma está inserida no tema geral “Competências chave para a inclusão na sociedade multicultural e digital”, da Universidade Aberta de Portugal, e consiste em investigar por meio de um Estudo de Caso como tem se desenvolvido o ensino de ciências na Educação do Campo, no Brasil. A mesma se fundamenta na abordagem qualitativa para a compreensão e visualização do objeto estudado. A população estudada foi composta por professores, pedagogos e alunos de escolas do campo, Ensino Fundamental II (6ª a 9ª Anos) da rede pública estadual, pertecentes ao Núcleo Regional de Educação – NRE de Umuarama, estado do Paraná, Brasil. A modalidade escola do campo atende a comunidades rurais formadas por pequenos agricultores, ribeirinhos, sem-terra, arrendatários, parceiros, assalariados, volantes e assentamentos rurais, entre outros. Para viabilização deste estudo e a obtenção dos dados foram utilizados inquéritos por questionários com os alunos, seus professores e pedagogos em 12 escolas de Educação do Campo do NRE de Umuarama. A metodologia prevista para o inquérito por questionário contou com parte das questões objetivas (80%) e partes subjetivas (20%). Após a coleta das informações, foi realizada a análise qualitativa dos dados para a obtenção dos resultados. Conclui-se que, os estudantes das escolas do campo querem e esperam um ensino de ciências desafiador, inovador e que traga propostas diferenciadas de aprendizagem para promover a pesquisa e a investigação a partir da realidade do campo, da localidade, dos problemas que lhe dizem respeito. Observou-se a dificuldade dos educadores em contextualizar o conhecimento científico ao cotidiano dos educandos das escolas pesquisadas, o que denota a necessidade de formação continuada direcionada a Educação do Campo, que prepare melhor esses educadores, capacitando-os a promover um ensino capaz de analisar de forma crítica a realidade da Escola do Campo para transformá-la.