Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa: um estudo de casos no Concelho de Vila Nova de Famalicão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMAGE_AlbertoCosta.pdf4.97 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As lideranças escolares têm sido apontadas como o fator-chave para o sucesso das instituições que lideram, nomeadamente pela influência que exercem sobre a ação dos docentes e pelo contributo que dão para a melhoria e para a implementação de práticas educativas inovadoras, entendidas como mudanças dinâmicas que acrescentam valor aos processos pedagógicos e organizativos, de que resulta a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos e a satisfação dos atores educativos. No atual quadro normativo, a liderança das escolas cabe ao diretor, órgão de caráter unipessoal, pelo que é nele que repousa a responsabilidade de superação dos desafios decorrentes das demandas de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente. O presente estudo tem como objetivo investigar a influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa nos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente através da identificação do tipo de liderança predominante, da análise da sua ação na implementação de processos de inovação e da identificação de projetos e parcerias inovadores. Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de casos. Recorreu-se a uma metodologia mista em que as técnicas quantitativas, baseadas na aplicação de um questionário às lideranças intermédias, e as técnicas qualitativas, assentes na realização de uma entrevista semiestruturada aos sete diretores dos agrupamentos de escolas e na análise documental dos relatórios da avaliação externa, dos Projetos Educativos e dos Planos Anuais de Atividades, permitiram a recolha e tratamento dos dados necessários à investigação. Os dados apresentados e discutidos nesta investigação, permitiram-nos concluir que o tipo de liderança mais utilizado pelos diretores dos agrupamentos é o transformacional e que a sua ação na implementação e desenvolvimento de processos de inovação é realizada através da promoção do trabalho colaborativo, da partilha de ideias, da agregação e mobilização em torno de desafios e da valorização de parcerias, de que resulta o envolvimento em muitos e variados programas, projetos e atividades.
School leadership has been identified as a key factor for the success of the institutions they lead, particularly due to the influence they have on the actions of teachers and their contribution to the improvement and implementation of innovative educational practices. These practices are understood as dynamic changes that add value to pedagogical and organizational processes, resulting in improvement the students’ learning outcomes and satisfaction among educational actors. In the current regulatory framework, school leadership is the responsibility of the principal, a single-person body, who bears the responsibility of overcoming the challenges posed by an increasingly complex and demanding society. The aim of this research is to investigate the influence of school leadership on the implementation of educational innovation in the School Clusters of Vila Nova de Famalicão, through the identification of the predominant type of leadership, analysis of its actions in implementing innovation processes, and identification of innovative projects and partnerships. Methodologically, this research took the form of a case study. A mixed methodology was used, combining quantitative techniques based on a questionnaire applied to intermediate leaders, and qualitative techniques based on semi-structured interviews with the seven principals of school clusters, as well as documentary analysis of external evaluation reports, Educational Projects, and Annual Activity Plans, to collect and process the necessary data for the investigation. The data presented and discussed in this research led us to conclude that the transformational leadership style is the most commonly used by school cluster principals, and their actions in implementing and developing innovation processes are carried out through the promotion of collaborative work, idea-sharing, aggregation, and mobilization around challenges, and the valorisation of partnerships, leading to the involvement in numerous programs, projects, and activities.

Description

Keywords

Liderança Inovação Pensamento estratégico Leadership Innovation Strategic thinking

Pedagogical Context

Citation

Costa, Alberto Carlos Ribeiro da - A influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa [Em linha]: um estudo de casos no Concelho de Vila Nova de Famalicão. [S.l.]: [s.n.], 2023. 306 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue