Repository logo
 
Publication

Database marketing: bases de dados de clientes

dc.contributor.authorCarreira, Luís
dc.date.accessioned2012-05-11T12:06:24Z
dc.date.available2012-05-11T12:06:24Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractNeste trabalho pretende-se extrair informação de base de dados de clientes recorrendo a duas métricas, o RM (Recentidade/valor Monetário) e o LTV ("Life Time Value") individual. Faz-se a comparação entre o LTV individual e o RM, para auxiliar na tomada de decisões. O tratamento e a preparação dos dados em Access são efectuados em SQL obrigando à criação de várias consultas. O desenvolvimento de uma "interface" atraente em Excel e a conjugação de todo o sistema foi possível graças ao código Visual Basic. O resultado final é um Sistema de Apoio à Decisão onde o utilizador não necessita de ter conhecimentos de estatística nem de Microsoft Office – basta iniciar o aplicativo, fazer selecções simples e analisar os resultados exibidos.por
dc.description.abstractIn this work we intend to extract information from the database of customers using two metrics, RM (Recency/Monetary value) and the individual LTV (Life Time Value). We make a comparison between the individual LTV and the RM to aid in decision making. The processing and data preparation are carried out in Access SQL forcing the creation of multiple queries. The development of an attractive interface in Excel and the combination of the entire system was possible thanks to Visual Basic. The end result is a Decision Support System where the user needs no knowledge of statistics or of Microsoft Office – it's only necessary to launch the application, make simple selections and analyze the displayed results.
dc.identifier.citationCarreira, Luís - Database marketing: bases de dados de clientes. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Vol. 6, nº 6 (2011), p. 49-60por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/rcc.v6i0.35
dc.identifier.issn1646-6330
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2112
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Aberta
dc.relation.publisherversionhttps://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/35
dc.subjectDatabase marketingpor
dc.subjectSegmentação clientespor
dc.subjectSistemas de apoio à decisãopor
dc.subjectDatabase marketingpor
dc.subjectCustomer segmentationpor
dc.subjectDecision support systemspor
dc.titleDatabase marketing: bases de dados de clientespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage60por
oaire.citation.startPage49por
oaire.citation.titleRevista de Ciências da Computaçãopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RCC_Nº 6.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: