Repository logo
 
Publication

Metodologia em ambiente SIG para localizar dispositivos de auxílio ao ciclista em cidades declivosas

dc.contributor.authorTralhao, Lino
dc.contributor.authorRibeiro, Nuno
dc.contributor.authorRodrigues, João Coutinho
dc.contributor.authorSousa, Nuno
dc.date.accessioned2016-05-16T10:31:05Z
dc.date.available2016-05-16T10:31:05Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractPreocupações de sustentabilidade relacionadas com o uso intensivo de energia, e o congestionamento de tráfego, têm levado decisores a procurar soluções alternativas, e à emergência de uma mudança para modos de transporte suaves/ativos. A bicicleta é um modo de transporte suave e muito eficiente. No entanto, há também fatores dissuasores do uso da bicicleta - entre estes, é reconhecida a importância do declive na escolha deste modo. Uma das formas de contornar esta limitação consiste na construção de dispositivos mecânicos de auxílio (e.g. elevadores, teleféricos). Apresenta-se neste trabalho uma metodologia que, usando tecnologia SIG, ajuda a identificar potenciais locais para a colocação desses dispositivos, de forma a não só minorar a extensão e número destes, mas também conseguir uma maior permeabilidade da cidade à bicicleta. A metodologia, baseada essencialmente na obtenção de áreas de serviço adequadas, permitirá também identificar arcos críticos à conexão ciclável da rede viária urbana. Acompanha a abordagem um estudo de caso para a cidade de Coimbra, Portugal, onde, para além da aplicação da metodologia, se considera um circuito para bicicletas e se estuda a permeabilidade ciclável da rede com e sem elevadores, com o circuito, bem como formas de acesso ao local mais importante da cidade.pt_PT
dc.description.abstractSustainability worries related to the intensive use of energy by automobiles, and traffic congestion issues, have encouraged decision makers to look for alternative solutions and to an emerging shift towards soft/active transport modes. The bicycle, a very efficient mode of transport, is one such soft travel mode. Cycling however also has its deterrents - among these, it is recognized that slopes play an important role in influencing the choice for this mode. One of the ways to mitigate this limitation consists in constructing hard aid devices (e.g. elevators). In this work a methodology is presented that uses GIS technology to identify potential locations for these connecting devices, such that not only their span and number are minimized but also a greater cycling permeability for the city is acheived. The methodology, which is based in obtaining suitable service areas, will also pinpoint arcs that are critical to the cyclable connectivity of the urban network. A case study for the city of Coimbra, Portugal, is presented, where along with the methodology’s application, a bicycling circuit is considered and the network’s cycling permeability is studied, with and without devices, with the circuit, as well as means of accessing the city’s most important place.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi parcialmente financiado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) sob a Refª “PEst-OE/EEI/UI308/2014”, pelo projeto Energy and Mobility for Sustainable Regions (EMSURE) - Refª CENTRO-07-0224-FEDER-002004, e enquadra-se na iniciativa Energy for Sustainability da Universidade de Coimbra.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi parcialmente financiado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) sob a Refª “PEst-OE/EEI/UI308/2014”, pelo projeto Energy and Mobility for Sustainable Regions (EMSURE) - Refª CENTRO-07-0224-FEDER-002004, e enquadra-se na iniciativa Energy for Sustainability da Universidade de Coimbra.
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0983-6_46pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-26-0983-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5281
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ctig2014.dei.uc.pt/CTIG2014/downloads/AtasIJLCTIG_A46.pdfpt_PT
dc.subjectBicicletaspt_PT
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_PT
dc.subjectLocalizaçãopt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectElevadores para bicicletaspt_PT
dc.subjectBicyclespt_PT
dc.subjectGeographical information systemspt_PT
dc.subjectLocationpt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.subjectBicycle elevatorspt_PT
dc.titleMetodologia em ambiente SIG para localizar dispositivos de auxílio ao ciclista em cidades declivosaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage809pt_PT
oaire.citation.startPage790pt_PT
oaire.citation.titleAtas das I Jornadas Lusófonas de Ciências e Tecnologias de Informação Geográficapt_PT
person.familyNameCoutinho-Rodrigues
person.familyNameSousa
person.givenNameJoão
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idFA15-6891-730C
person.identifier.ciencia-idE914-E920-B2A0
person.identifier.orcid0000-0001-9311-5584
person.identifier.orcid0000-0002-2681-5035
person.identifier.ridF-5338-2014
person.identifier.ridF-5307-2014
person.identifier.scopus-author-id7801471659
person.identifier.scopus-author-id7003438443
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbd467719-ecd7-4dd5-bc6b-9094dc28808e
relation.isAuthorOfPublication0d49a6e8-e597-4edf-a203-a426d69abd77
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0d49a6e8-e597-4edf-a203-a426d69abd77

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AtasIJLCTIG_A46.pdf
Size:
1008.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: