Repository logo
 
Publication

A biblioteca escolar e a expressão dramática: estudo de caso

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorBastos, Glória
dc.contributor.authorGonçalves, Marta Alexandra Nunes
dc.date.accessioned2025-11-17T11:41:51Z
dc.date.available2025-11-17T11:41:51Z
dc.date.issued2025-10-29
dc.date.submitted2025-11-17
dc.descriptionTese de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractEste trabalho analisa as relações existentes entre a biblioteca escolar de um agrupamento de escolas, com as atividades de expressão dramática, nomeadamente com o Clube de Teatro e a disciplina de Teatro. Entre as ações que a Biblioteca Escolar desenvolve, a articulação com o currículo e com os clubes existentes na escola ocupa um lugar importante, e nesse sentido procurou-se examinar especificamente as conexões acima referidas. Na parte conceptual abordamos alguns aspetos relacionados com a caracterização do jogo e da expressão dramática, o papel das bibliotecas escolares e a sua relação com a área das expressões, em especial a expressão dramática. A parte empírica do trabalho seguiu uma metodologia qualitativa, com base num estudo de caso. A partir dos dados recolhidos através da análise documental e entrevistas, foi possível identificar algumas das dinâmicas existentes e as mais valias percecionadas por professores e alunos.por
dc.description.abstractThis dissertation analyses the relationships between the school library of a group of schools and dramatic expression activities, particularly with the Club of Drama and the discipline of Theatre. Among the activities developed by the School Library, the articulation with the curriculum and the clubs that exist in the school occupies an important place, and in this sense, we sought to specifically examine the connections mentioned above. In the conceptual part, we addressed some aspects related to the characterization of dramatic play and dramatic expression, the role of school libraries and their relationship with the area of artistic expressions, especially dramatic expression. The empirical part of the work followed a qualitative methodology, based on a case study. From the data collected through document analysis and interviews, it was possible to identify some of the existing dynamics and the added values perceived by teachers and students.eng
dc.identifier.tid204056934
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20465
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectBiblioteca escolar
dc.subjectColaboração
dc.subjectClube de teatro
dc.subjectTeatro
dc.subjectExpressão dramática
dc.subjectSchool library
dc.subjectCollaboration
dc.subjectClub of theatre
dc.subjectDramatic expression
dc.titleA biblioteca escolar e a expressão dramática: estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMGIBE_MartaGoncalves.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: